domingo, 18 de dezembro de 2016

O AMOR É MAIS FORTE QUE A MORTE

   Uma das frases mais forte do apóstolo Paulo –e ele é um homem de frases fortíssimas – está no capítulo 15 da Primeira Carta aos Coríntios: “Pois é preciso que ele (Cristo) reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. E o último inimigo a ser destruído será a morte”.
   Conheço um homem cunho trabalho tem sido lutar pela vida e derrotar a morte. Seu nome é Antonio Plácido Peixoto do Amarante Neto, médico cancerologista que hoje à noite receberá o título de Cidadão Honorário de Londrina, concedido pela Câmara dos Vereadores. 
   Grosso modo, podemos definir o câncer crescimento desordenado das células de um tecido humano. De repente, por uma razão muitas vezes enigmática, as células de um órgão começam a se multiplicar de maneira caótica, sem a menor consideração pelo funcionamento do organismo. Eu diria, portanto, que o câncer é o egoísmo das células. Para combatê-lo, precisamos de guerreiros altruístas (e discretos) como o Dr. Amarante. Ao longo dos anos, quantas vidas ele salvou! Quantos males ele aliviou! Quantas pessoas em sofrimento ele confortou! 
   O câncer não se limita aos organismos humanos. A terrível doença pode também tomar conta das estruturas de Estado, das instituições vigentes, do conjunto de uma sociedade e até mesmo do espírito de uma nação. O que é a corrupção, senão uma forma de câncer que tenta se esconder sob as carapaças político-ideológicas? Em nossa vida pública, precisamos de homens que tenham a mesma coragem, persistência e dedicação demonstrados pelo Dr. Amarante na sua luta diária pela vida. 
   Na vida de um homem justo, raramente conseguimos discernir milagres. Isso porque a própria existência do justo é um milagre em si mesma. Em 1935, minha mãe considerava-se uma pessoa desenganada. O diagnóstico era de câncer de mama em estágio relativamente avançado. Dr. Amarante não apenas a operou; ele foi a voz e o ombro amigo que lhe deram ânimo para vencer a doença. Aracy viveu mais 16 anos, com muita alegria e entusiasmo. Viu o casamento dos filhos e o nascimento dos netos.
   Dias atrás, na hora do jantar, Pedro pediu licença para ir até a sala e olhar a árvore de Natal que havíamos acabado de montar. 
   “Por que você foi lá, Pedro? 
   “Eu fui lá para saber se a vó Aracy é igual ao anjo do Natal. E ela é”. 
   Dr. Amarante recebe sua homenagem dez dias antes do Natal. Dificilmente poderia haver data mais apropriada. O médico que fez tanta gente renascer – inclusive a mulher parecida com o anjo de Natal – será Cidadão de Londrina pouco antes da festa para o Menino que fez o universo renascer. Não é por acaso, Dr., que você carrega o verbo amar no próprio nome. (Crônica escrita por PAULO BRIGUET, jornalista e escritor, caderno FOLHA CIDADES, página 3, coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com quinta-feira, 15 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares