segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PAIS BUSCAM CAMINHO DO EQUILÍBRIO

Márcia e Adilson Kemotsu, pais de Mateus, de 2 anos, e de Leonardo , de 5: mudança na rotina da família inteira

   Permitir que os filhos utilizem apenas os smartphones dos adultos e inseri-los em atividades da rotina doméstica são algumas das regras adotadas pelas famílias

   Quando o pequeno Leonardo, de 5 anos, começou a apresentar queixas de dor nos olhos e o oftalmologista sugeriu que poderia ser por excesso do uso de tecnologias da informática, os pais do menino, o servidor federal Adilson Muneo Kemotsu e a servidora municipal Márcia Kimie Kemotsu, ficaram em alerta. “Concluímos que fomos permissivos e ele estava ficando com mais interesse nos equipamentos eletrônicos do que gostaríamos”, admite o pai.
   O fato acabou motivando uma mudança na rotina para toda a família, incluindo o caçula Mateus, de 2 anos. “Os meninos gostam de jogar, querem usar o tablete, mas começamos a impor mais limites”,  revela.  Os pais só deixam as crianças acessarem aplicativos e jogos do celular dos adultos. Além disso, proibiram qualquer tela durante as refeições, inclusive a TV. 
   “Eles aprenderam que há horário para jogar ou assistir a vídeos”, conta Adilson, detalhando que os pais também passaram a incentivar mais brincadeiras ao ar livre ou com brinquedos educativos. “Temos consciência que não podemos aliená-los, por isso buscamos o equilíbrio”, comenta. 
   O pai admite que também tinha hábitos ruins em relação à tecnologia, como assistir TV na hora do jantar. “O mérito das regras é da minha esposa”, elogia ele, que precisou passar uma semana fora por causa do trabalho e, quando voltou, se deparou com vários cartazes explicando os novos hábitos. “Os meninos validaram as regras e eu também tive que respeitar. Foi uma ação muito legal”, afirma ele, que deixou de recorrer ao celular como “babá” e passou a incluir os filhos em mais atividades conjuntas. “Eles me ajudam a fazer o jantar, por exemplo, e adoram esse momento. Temos que conviver mais com os filhos, apesar da vida corrida”, aconselha. 
Júlio César e Juliana Lucarevisky com os filhos Gabirel, de 12 anos, Maria Clara, de 9, e Thiago, de 3: diálogo é a base para os limites 

   Na casa da psicóloga e terapeuta familiar e de casais Juliana Araújo Lucarevisky e do pastor e professor Júlio César Lucarevisky, o diálogo é a base para estabelecer limites em relação ao uso de tecnologias. “Não negamos que a revolução industrial trouxe vantagens, mas o uso exige equilíbrio e supervisão. Crianças e adolescentes precisam de experiências diferentes para se constituírem como seres mais inteiros”, define a mãe de Thiago, de 3, Maria Clara, de 9 e Gabriel, de 12. 
   O filho caçula – que já nasceu entre dispositivos tecnológicos variados – gosta de manipular os equipamentos, mas só o faz eventualmente e com supervisão. “Percebi que ele já acordava querendo mexer no celular, então criei uma nova rotina, de primeiro sair para fora de casa e ver como está o dia, como está o céu”, relata. 
   Os mais velhos possuem permissão para passar fe 1 a 2 horas diante das telas, porém, sempre no celular dos pais. “Atividades em grupos de WhatsApp ou redes sociais são nos perfis da família, pois os dois ainda não têm autonomia para perfis próprios”, acredita ela, que proíbe o uso em restaurantes ou no carro. “Quero que se distraiam com outras coisas e gostem da vida de uma maneira diferente”, pontua. 
   Outro cuidado da família é a formação de bases e valores firmes para que os filhos tenham equilíbrios para fazer boas escolhas. “”Os pais não podem deixar que outros valores para os próprios filhos, como por exemplo, os youtubers”, diz, destacando que as bases precisam de consistência. “Não adianta só impor regras, é preciso dialogar e cultivar valores e crenças”, opina. (CAROLINA AVANSINI, página 10, FOLHA ESPECIAL, SINAL DE ALERTA, 3 e 4 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares