sábado, 3 de dezembro de 2016

A DONA GALINHEIRA


   Quando vejo uma saia colorida, uma grama verde e um dia de sol, me vem à lembrança um monte de galinhas coloridas e uma casinha no meio do verde. 
   Era a casa de dona Galinheira, ou como eu a conhecia. Adora ir lá quando precisávamos comprar ovos ou frangos. Ficava no final de uma rua, com muita grama, às vezes crescida, na qual passávamos pulando naquele tapete macio. Quando chegávamos lá, ela aparecia sempre com um sorriso, aquelas saia compridas e exageradamente coloridas, o lenço também colorido na cabeça; era morena, alta, e o resto... eu não me lembro porque minha atenção se voltava, ora para as saias, ora para as galinhas no terreiro. 
   Que paraíso aquele mundaréu de aves com penas coloridas, carijós, pescoço pelado, índias, d’angola... e os franguinhos... e os pintinhos, então! Sem contar os galos imponentes e os garnisés. 
   Íamos colher os ovos que também chamavam a atenção: uns pequeninos, uns vermelhos, ovos azuis, de duas gemas. Depois era correr atrás dos frangos para pegá-los e nisso eu tinha muita prática. 
   Voltávamos segurando o frango pelos pés, a sacola de ovos balançando prá lá e pra cá, correndo o risco de chegar em casa no estado de omelete. 
   Caminhávamos felizes com as compras, como hoje as mulheres voltam dos Shoppings!
   Eu olhava mais uma vez para a Galinheira e suas saias, uma admirável e festiva obra de arte que saía daquele ranchinho e parecia trazer lá de dentro um mundo de alegria! Não sei como era possível caber, só sei que se completava ao som da galinhada no terreiro e nos contagiava intensamente. 
   Não me lembro do rosto, nem do nome da Galinheira mas, a casinha, as saias coloridas e as galinhas estão gravadas no coração com uma tinta que não se apaga com o tempo. (ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da FOLHA, página 2, caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, sábado, 3 e 4 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares