terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CONSUMO CONSCIENTE


   Planejar, poupar, analisar e comprar. Especialistas e consumidores dão dicas para aproveitar as promoções de final de ano de forma equilibrada

   PLANEJAR PARA NÃO ERRAR

   Renda extra do fim de ano é um convite ao consumo. Mas para garantir a saúde financeira, planejamento das compras é fundamental

   Fim de ano é quase sempre sinônimo de mais dinheiro no bolso, seja pelo pagamento do 13º salário ou pelo aquecimento da economia no período. A época é um convite ao consumo, mas quem quer ter saúde financeira durante todo o ano precisa aprender a planejar as compras e, assim, evitar gastos desnecessários e até mesmo o desperdício. “O primeiro passo é conhecer o próprio orçamento”, orienta a planejadora financeira pessoal Juliana Sitta de Queiroz certificada pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. 
   Ela observa que, em geral, as pessoas recebem a renda extra do fim do ano e priorizam pagamento de dívidas e contas atrasadas. “Mas aí chegam as festas, as pessoas compram sem pensar e acabam se endividando de novo”, alerta. 
   O segredo para fugir da “bola de neve” das dívidas é conhecer o orçamento e provisionar gastos eventuais como impostos e despesas escolares. “É possível guardar dinheiro durante o para pagar as despesas extras. Desta forma, o 13º salário pode ser usado para compras, férias e lazer”, ensina, destacando que neste contexto, é válido até mesmo satisfazer um desejo de consumo que não seja prioridade. 
   Apesar dos altos índices de endividamento dos brasileiros, Juliana percebe uma mudança nos padrões de consumo, com pessoas mais educadas e conscientes financeiramente. “Noto que estão mais atentas ao desperdício”, diz, apesar de ainda se deparar com muitas situações como assinar TV a cabo e não assistir a outras atitudes do gênero.
   Conforme a planejadora financeira, consumir de maneira responsável acaba nos privando de, nos momentos certos, adquirir os chamados “supérfluos”, que apesar de não muito necessários, são merecidos. “O que causa endividamento desnecessário é comprar por impulso o que nem sempre precisamos”, aponta ela, elencando algumas questões que devem ser feitas antes de comprar: eu quero? Eu preciso? Eu mereço? Eu posso? Eu devo? “Isso vai por em perspectiva a real necessidade da compra”, ensina. 
   Para aproveitar melhor as liquidações, ela recomenda planejar as compras, “Os descontos valem a pena se aquela compra estava prevista”, diz. O mesmo vale para os presentes, que podem ser apenas uma lembrança para indicar à pessoa que lembrou dela. “Os presentes, mesmo os dos filhos e outras pessoas, têm que caber no bolso.”(CAROLINA AVANSINI –REPORTAGEM LOCAL).

   PRESENTEANDO SEM ESTRESSE
"O importante é que a escolha seja individualizada", diz a personal shopper Jihana Rosa

   Orçamento planejado, chegou a hora de procurar os presentes de Natal para familiares, amigos e outros queridos. A personal shopper Jihana Rosa, de Londrina, ensina que, antes de sair às compras, o ideal é elaborar uma lista de acordo com o valor que se pretende gastar e, principalmente, pensar em surpreender quem vai receber o mimo. “Nem sempre precisa ser um presente físico. Pode ser um day spa ou uma assinatura de flores. A pessoa vai receber um novo arranjo a cada semana”, exemplifica. 
   Para as crianças, Jihana afirma que vale a pena sair do lugar comum dos brinquedos anunciados exaustivamente, quase sempre ligados a personagens. “Há muitos brinquedos legais que não limitam a brincadeira, mas serve de ponto de partida para criar novos divertimentos”, diz ela, destacando jogos, bonecas de pano, casas de boneca, pistas de carrinho e até brinquedos para a própria criança confeccionar. “Um presente muito legal é um globo terrestre, que desperta a curiosidade e abre as portas do mundo”.
   Para mulheres, ela lembra que os presentes relacionados ao verão sempre agradam. “Todo mundo precisa de um biquíni ou de uma rasteirinha”, exemplifica. Já para quem gosta de moda, as dicas do momento são os macacões e saias mid.
   Para não perder tempo, ela aconselha fazer uma pré-pesquisa na internet para confirmar preços e avaliar se a compra online vale a pena. “Também é possível ligar nas lojas físicas, confirmar se tem o produto e depois passar para pegar”, ensina. 
   Para os homens, as bermudas são uma escolha certa, mas é possível surpreender com acessórios de churrasco, bebidas, copos e até mesmo uma máquina de cortar cabelo, que causa estranheza no início mas depois agradam principalmente os que cultivam barbas. “O importante é que a escolha seja individualizada”, reforça.
   Tênis urbanos, como os modelos “street”, são presentes certeiros para adolescentes, que também se encantam com fones de ouvido coloridos ou mesmo caixas amplificadoras para conectar no celular. Para quem gosta de decoração, uma boa pedida são almofadas para dar uma repaginada na sala. “Térrários com cactos e suculentas são bonitos e não exige muitos cuidados”, acrescenta. (C.A.)
REALIDADE AUMENTADA NA FOLHA 
(CAROLINA AVANSINI – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA MAIS, 17 e 18 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares