sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

OLHAR DE CRONISTA

Wilhan Santin: "Preocupo-me muito em entregar ao leitor do jornal o melhor texto possível"

   O jornalista Wilhan Santin lança o livro de crônicas “Notícias Incomuns”, no qual lança um zoom sobre a realidade
   Escrever crônicas exige um olhar especial para a realidade. Os acontecimentos que podem gerar pequenas histórias passam pela maioria das pessoas sem serem notados, mas não passam despercebidos ao cronista. Talvez eles tenham antenas especiais ou um zoom adaptado aos olhos de forma que tudo se aproxima e, nesta aproximação, as coisas também se transformam em linguagem que se organiza entre o jornalismo e a literatura. Com zoom nos olhos, o repórter Wilhan Santin escreveu um livro que reúne trinta crônicas escolhidas. Nelas, ele vai para metrópoles ou a periferias de pequenas cidades. Fala de coisas triviais como o hábito de tomar café ou da filha Maria Eduarda, conta intimidades que só se revelam em crônicas, nas quais o leitor nunca sabe onde termina a verdade e começa a ficção.
   Jornalista, Santin já foi repórter da FOLHA onde trabalhou primeiro no caderno Cidades, em 2006, o tipo de vivência que pode ter lhe oferecido banquetes de realidade. Em 2012 passou a ser repórter colaborador da Folha de S.Paulo no Norte do Paraná. Mas foi na Folha de Londrina em 2008, que escreveu sua primeira crônica para a coluna ‘Dedo de Prosa’ da Folha Rural, migrando depois para um blog do Portal Bonde onde acabou escrevendo algumas dessas crônicas que reuniu no livro “Notícias Incomuns”, que traz também treze textos inéditos. A publicação primeiro saiu como e-book e depois na versão impressa da qual o autor bancou a tiragem inicial de 200 exemplares, depois ampliada para mais 500 pagos pelo amigo, músico e jornalista Eduardo Assad Sahão. Em versão digital ou impressa, os leitores podem agora se deliciar com essas histórias. O livro está à venda, o dinheiro arrecadado será destinado ao Lar Anália Franco. 
Em entrevista à Folha 2, Santin fala do livro, das suas fontes de inspiração e dos cronistas que admira. 

   Você publicou outros livros antes de “Notícias Incomuns”?
   Sim. Eu já havia escrito um livro empresarial chamado “Blacksmith”, em 2010, contando a história da AESA, uma empresa que produz molas automotivas, em Cambé. Em 2012, em parceria com Domingos Pellegrini , escrevi “Seo Elias: a mão estendida”, a biografia do senhor Elias Montosa, empresário de nossa cidade.

   Em que medida você usa a linguagem da crônicas também na reportagem?
   Sempre que possível procuro usar pelos menos um pouquinho da linguagem de cronista. Preocupo-me muito em entregar ao leitor do jornal o melhor texto possível, dentro das minhas limitações.
   Penso que, principalmente aqueles que assinam os jornais impressos, são pessoas que gostam de ler. Para eles, tenho o dever de dar o meu máximo. 
   Da mesma forma, para os que são leitores das versões digitais dos jornais, bons textos os cativarão, fazendo com que acompanhem sempre o jornalismo.

   No Brasil há grandes cronistas como Rubem Braga e Antonio Prata. Rubem é do tempo em que a crônica tinha espaços quase ilimitados e ele transformava os textos em peças elaboradas. Antonio Prata, mais contemporâneo, escreve também crônicas mais ligeiras. Na sua opinião, o que se perdeu ou não com a necessidade de se escrever de forma sintética para os jornais ou para a web?
   Você tem razão. O Rubem Braga escrevia crônicas que hoje ocupariam pelo menos meia página de um jornal standart. E muitas vezes as publicava em dois ou três capítulos, instigando o leitor a continuar a acompanhar o resto da história no dia seguinte. Quem escreve, sempre quer mais espaço. Porém, já ficou evidente que o leitor da internet não tem paciência, nem olhos e nem pescoço para textos longos. 
   Faço referência também aos olhos porque eles se cansam diante de telas de computadores, tablets ou celulares. E aos pescoços porque a posição ergonômica que adotamos para ler nos celulares e nos tablets é péssima, assim como a maioria das pessoas utiliza os computadores longe das normas que os fisioterapeutas recomendariam.
   Já nos impressos, tivemos nossa redução no número de páginas de praticamente todos os jornais do Brasil. Muitos até deixaram de circular. 
   Com isso, quero dizer que não adianta se lamentar redução de espaços para as crônicas nos jornais. É um processo sem volta. Eu poderia até reclamar, mas quando vejo que o próprio Antonio Prata, mais contemporâneo, e dinossauros , como Carlos Heitor Cony e Ruy Castro, escrevem crônicas maravilhosas com poucas palavras, recolho-me à minha insignificância e treino para fazer mais com menos. 

   Que tipos ou situações do cotidiano inspiram você para as crônicas?
   Inspiro-me muito com situações que vejo nas ruas, nos restaurantes, no meu ambiente de trabalho e também com situações familiares. Minha filha, a Maria Eduarda, tem três anos e é uma fonte inesgotável de inspiração. Em janeiro, nascerá minha segunda filha, a Laura, a qual, ainda na barriga da mãe, já me inspira.

   Você pretende publicar mais livros?
   Sim, pretendo. Ano que vem começo a escrever mais crônicas. Também quero tentar produzir um livro infantil. Invento historinhas e as conto para a minha filha. Ela gosta e pede mais. Talvez outras crianças também gostem. 

   SERVIÇO
Notícias Incomuns”, de Wilhan Santin (edição do autor/2016)

   A versão impressa está disponível nos seguintes pontos de venda em Londrina. 
*Banca do Tito (Centro Comercial da Rua Piauí)
*Sebo Capricho 1 9 Rua Mato Grosso, 211)
*Banca Rodeio (Calçadão com Avenida Manoel Ribas)
*Livraria da Sílvia (Rua Belo Horizonte, 900)
*Banca Pernambuco (Rua Pernambuco com Rua Goiás)
*Livraria Curitiba (Shopping Catuaí) 
Os preços variam de R$ 10 a R$ 15
Já a versão digital pode ser adquirida em www.amazon.com.br (CÉLIA MUSILLI – REPORTAGEM LOCAL, caderno FOLHA 2, PÁGINA 3, sexta-feira, 16 de dezembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares