sábado, 12 de novembro de 2016

SOBRE JABUTICABEIRAS e JABUTICABAS


   A Jabuticaba é uma frutinha exótica, preta e saborosa que pode ser encontrada em quase todo canto de nosso país. É fruta que contribui para preservar nossa fauna porque serve de alimento a muitos animais que esparramam as suas sementes por onde passam. 
   Mas isso é só uma parte de sua história porque, além da jabuticaba ser fruta gostosa de comer no pé, ainda temos a beleza de sua fecundação, floração e frutificação que são espetáculos distintos.
   Se você não sabe como acontece a floração, saiba que ramos e troncos são onde nascem os pequeníssimos botões de flor. Eles, em forma de bolinhas verdinhas aglomeradinhas como se fossem um pequeno buque, irrompem dos ramos e galhos arrebentando a casca de árvore e, lentamente, vão crescendo até se transformarem em flores. 
   Desabrochados os botõezinhos, a jabuticabeira, toda “orgulhosa”, fica com seus ramos e troncos todos “revestidos” de florezinhas de cor branca. E os insetozinhos adoram esse momento pois é nele que alçam delicados voos que, curtos ou longos, são entremeados de paradinhas estratégicas para chafurdarem seu corpo, suas patinhas e asas no pólen dos minúsculos pistilos para, em seguida, ao visitarem outras flores, irem polinizando-as e, dessa forma, fecundam as florezinhas que se tornarão futuros frutos. 
  As flores de porte pequeno, além do espetáculo de sua brancura, ainda exalam um suave e delicioso perfume no ar, A floração, segundo sabemos hoje, ocorre duas vezes ao ano com os frutos na primavera e no verão. E o período compreendido entre polinização, floração e frutificação soma pouco mais de um mês. 
   Mas o espetáculo maravilhoso da floração não é único porque essa árvore frutífera ainda apresenta, para nosso deleite visual, o espetáculo da frutificação que consiste em que, as pequeninas bolinhas verdes arredondadinhas vão aumentando de tamanho e passando da cor verde ao bordô e desta ao roxa, culminando com a cor preta. Esta última fase que dura umas três semanas, indica que as frutas estão quase prontas para serem saboreadas. Digo quase porque, sabe-se se a frutinha está bem madura quando ela estiver bem pretona, muitíssimo brilhante e, portanto, com a casca fina. 
   Como é lindo de se ver uma jabuticabeira toda vestida em florezinhas branca para, logo depois, vestir-se toda em redondas frutinhas negras! Mas o melhor momento é o de chupá-las: um aperto entre dentes, um estouro e o privilégio de saborear uma carnuda e dulcíssima polpa. (MARINA PEATRIZ POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, , caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, 12 e 13 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares