quinta-feira, 10 de novembro de 2016

O DIA SEGUINTE


  
   O mundo amanheceu perplexo ontem com a vitória de Donald Trump na corrida presidencial dos Estados Unidos e busca explicação para o sucesso do populismo e do politicamente incorreto, características do protagonista de uma campanha agressiva e pouco convencional para os parâmetros dos norte-americanos. O que significará a presença do bilionário republicano na Casa Branca a partir do ano que vem? Primeiro, é preciso entender que o voto dado pelo cidadão americano em Trump foi uma resposta à crise de 2008, que deixou a classe média daquele país mais pobre e saudosa dos tempos em que os empregos não faltavam e pagavam bem. O linguajar agressivo, os comentário pejorativos e a posição declarada contra imigrantes muçulmanos, mexicanos, chineses, japoneses e coreanos acabaram gerando muitas incertezas, mas conquistaram os trabalhadores insatisfeitos com a política econômica dos democratas. Foi assim que o ex-apresentador do programa de TV “O Aprendiz” tornou-se o 45º presidente do país mais poderoso do planeta. E conquistou isso sem ter construído uma carreira política, mas fazendo muitas promessas. Empresários, professores e cientistas políticos ouvidos pela Folha de Londrina preferiram a cautela, antes de emitir uma opinião sobre o futuro das relações comerciais entre o Brasil, Paraná e Estados Unidos a partir da posse do magnata. Antes de tudo, é preciso verificar se o discurso protecionista de campanha vai se consolidar. A escolha do seu secretariado também indicará a condução de suas políticas. É bom lembrar que o Brasil não tem nos Estados Unidos o seu principal parceiro comercial. Esse posto pertence à China. E, à primeira vista, a eleição de Trump pode representar oportunidades de crescimento para a economia chinesa. É no quesito meio ambiente e relações internacionais que as medidas de Trump preocupam os brasileiros e os latino-americanos. Há a promessa do presidente eleitor em expulsar os imigrantes ilegais e endurecer com os vizinhos mexicanos e cubanos. E há a ameaça de tirar os Estados Unidos do acordo de Paris sobre o clima, uma questão que preocupa todo o planeta. (OPINIÃO, página 2, quinta-feira, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares