quinta-feira, 17 de novembro de 2016

BRASIL FICA COM NOTA BAIXA EM INGLÊS


   Quando o assunto é nível de proficiência em inglês, o Brasil não avança e, entre os países dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), é o último colocado no que se refere ao domínio dessa língua estrangeira. É o que mostra o Índice de Proficiência em Inglês (EPI, na sigla em inglês) da EF Education First, empresa de educação internacional especializada em intercâmbio. A pesquisa foi divulgada ontem e traz o Brasil com pontuação de 50,66, ficando na 40ª posição no ranking que mediu o desempenho do nível da língua inglesa em 72 países. Este ano, os brasileiros subiram uma posição no ranking, mesmo com o desempenho pior: em 2015, a pontuação foi 51,05. Entre os Brics, a Índia, na posição 22, é a melhor classificada. Na sequência estão a Rússia (34) e China (39). A África do Sul não faz parte do estudo porque o inglês é uma das línguas oficiais. Na edição de 2015, o Brasil havia ultrapassado a China, mas este ano perdeu espaço. Analisando o desempenho dos estados brasileiros, apenas Distrito Federal e Rio Grande do Sul, com pontuação de 53,01 e 52,88, respectivamente, têm proficiência considerada moderada. Na edição 2015, o Estado de São Paulo também configurava nessa categoria com 53,6, mas este ano, os paulistas tiveram um pontuação de 51,49 e foram rebaixados para categoria de proficiência baixa. Nessa mesma categoria estão Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Ceará e Pernambuco. Mato Grosso foi o pior avaliado, com 44,4 pontos. O baixo desempenho do Brasil mostra que as políticas de ensino do idioma não são efetivas. O trabalho envolve capacitar melhor os professores e investir em metodologias inovadoras. É preciso descobrir o porquê dessa estagnação e corrigi-la. Dominar a língua inglesa é ficar conectado com outros povos e melhorar a nossa capacidade competitiva. (OPINIÃO, página 2, quinta-feira, 17 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares