segunda-feira, 21 de novembro de 2016

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


   Fatos relacionados à gravidez na adolescência representa 60% do total de internações hospitalares de meninos e meninas na faixa etária dos 15 aos 19 anos, no ano de 2014, em todo o País. Os dados foram revelados por meio de pesquisa realizada pela professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Maria Helena de Mello Jorge. Os números estudados fazem parte do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). O total de internações nessa faixa etária, em 2014, foi de 894 mil. Até mesmo entre os mais novos (soa 10 aos 14 anos), as causas relacionadas à gestação motivaram 10% das internações. Entre esses adolescentes, as principais razões para a procura hospitalar foram causas externas (como acidentes e violências), doenças respiratórias, digestivas e infecciosas e a gestação. O problema é muito grave e extrapola a área de saúde, alertou a coordenadora da pesquisa. Muitas vezes, as meninas demoram para revelar a gravidez, o que prejudica a realização do pré-natal. Tanto que as adolescentes têm mais de 40% de partos por cesariana e existe uma tendência de que os bebês representam baixo peso. Outro número da pesquisa surpreendeu: cerca de 20% dos filhos nascidos no País são filhos de mães com menos de 20 anos de idade. O levantamento aponta ainda que a morte de 255 adolescentes em 2014 foi ocasionada por situações ligadas à gravidez, ao parto e ao período puerperal (após o parto). O aborto representou 7,1% desses óbitos. O estudo aponta a necessidade de muita atenção para o adolescente. É preciso pensar em políticas públicas analisando os costumes, hábitos e comportamentos que mudam rapidamente. A sociedade e principalmente os pais e responsáveis devem ter consciência de que, atualmente, a puberdade chega mais cedo. Consequentemente, mais cedo os adolescentes começam a assumir comportamentos de risco. A gestação, nessa fase, compromete a saúde da mãe e do filho. E também traz incerteza quanto ao futuro dessas meninas, que muitas vezes precisam se afastar da escola e começar a trabalhar para ajudar a sustentar a família. (OPINIÃO, página 2, segunda-feira, 21 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares