quarta-feira, 16 de novembro de 2016

IDOSO MERECE RESPEITO E ATENÇÃO


    Ações voltadas para atenção ao idoso têm se tornado constantes na atualidade, seja por parte dos governos, dos planos de saúde, de setores da sociedade. A justificativa é única, a população está envelhecendo rapidamente e, mais do que aceitar essa condição natural da vida, é preciso saber cuidar dessas pessoas, cujas necessidades também são maiores.
   O números oficiais apontam que o Brasil possui hoje mais de 23 milhões de habitantes com mais de 60 anos: no Paraná, supera 1,3 milhão de pessoas. O número da expectativa de vida associada à redução na taxa de fecundidade indica que até 2020 – daqui a quatro anos – 32 milhões, ou 15% da população brasileira será de idosos. No Estado a estimativa de crescimento do IBGE é para 2030 e prevê que até lá residam aqui quase o dobro de pessoas mais velhas, ou seja, 2,5 milhões – nesse futuro índice você pode estar incluso. 
   E o que isso tem a ver com o restante da sociedade, podem questionar alguns. A resposta é simples, há idosos em todas as famílias. Assim, dar condições para que vivam com dignidade não é missão exclusiva dos governos que, ainda aquém da demanda, têm criado meios de atender a essa população. Esse tratamento diferenciado é obrigação e deve começar na própria casa, na família. Índices assustadores mostram que muitos ainda não absorveram essa realidade. 
   Segundo a coordenadora da Política da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, a maior violação dos direitos dessa população ocorrer em suas casas, desde a negligência, violência psicológica e patrimonial. Mas na sociedade como um todo, o desrespeito é frequente e em ações do dia a dia, como os que ocupam as vagas exclusivas de estacionamento, do transporte coletivo, o desrespeito no trânsito, se recusam a ajuda-los a atravessar a rua, ou mesmo negam informações. 
   Enfim, com toda sua sabedoria e experiência adquiridas no decorrer da melhor escola, a vida, o idoso precisa é de respeito. O jargão de “melhor idade” será real quando lhe derem condições de viver bem, enfrentando as restrições que a própria vida impõe. E oferecer-lhe isso é obrigação de todos. (OPINIÃO, página 2, terça-feira, 15 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares