terça-feira, 8 de novembro de 2016

O MODELO BÍBLICO DE LIDERANÇA


   A Bíblia exerce influência real sobre o pensamento de toda a humanidade, mesmo sobre quem não a adota como livro sagrado. O meu mestre costuma dizer que “tudo está na Bíblia”, e faz questão de demonstrar sua convicção nas situações menos prováveis, como: tecnologia, descobertas, eventos históricos, etc.
   Se você nunca leu, vale tentar. E quando o fizer, talvez se depare com uma pergunta que eu mesmo fiz. “Por que tantos líderes hebreus foram pastores antes de exercer a liderança?
   David, o segundo rei de Israel, fala em seus Salmos sobre como cuidava de seu rebanho. Ele menciona compaixão e salvação. Ele se preocupa com o bem-estar de cada ovelha. Isto o fez apto a conduzir usa nação. 
   Moisés cuidava do rebanho do sogro quando cabra fugiu – conta a tradição oral Judaica, chamada Guemará. Ele seguiu-a e a encontrou bebendo água numa fonte. Ao aproximar-se, disse a ela: “Tua sede te fez fugir? Estás cansada? Sacia-te e eu te carregarei de volta.  E desde já cuidarei para que isso não ocorra mais”.
   Dois pastores, dois exemplos, duas virtudes ímpares em liderança aprendidas junto a seus rebanhos. Penso que tudo se resuma a “sensibilidade”. Eles conheciam a necessidade de cada um dos animais no todo e em particular. 
   Encontrei numa obra de filosofia milenar as seguintes palavras: “Os atos do líder são os atos da nação. Se o líder é justo, a nação o será. Se o líder é injusto, a nação também é injusta e pagará pelas fraquezas do líder”. ‘Nação’ aqui se aplica também a empresas. O comportamento do grupo é autorizado pelas práticas de quem está no topo. 
   Temos visto funcionários de muitas empresas pagando pelas fraquezas de seus chefes. Ficam sem trabalho, perdem as economias de toda a vida, enfrentam dores emocionais, morais, e físicas, Há vários casos nos quais os clientes também pagam. 
   Líderes verdadeiros são raros. Tão raro quantos pedras preciosas. E por que não dizer: “raros como sábios e bons pastores de ovelhas”? (ABRAHAM SHAPIRO, consultor e coach de líderes em Londrina, FOLHAS EMPREGOS & CONCURSOS, coluna ABRAHAM SHAPRIO, segunda-feira, 7 de outubro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares