quinta-feira, 24 de novembro de 2016

LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO

Estudantes da Escola Municipal Eurides Cunha organizaram evento para comercializar produtos pensados e confeccionados por eles

   Programa em Londrina tem a participação de 27 mil alunos e 160 professores da rede municipal
   As lições sobre empreendedorismo não são úteis apenas para quem quer ser dono do próprio negócio. Cultivar o espírito empreendedor torna mais fácil a vida no ambiente de trabalho para quem é funcionário público ou atua na iniciativa privada e até para quem é autônomo. Atitudes pró-ativas, capacidade de planejamento, pensamento crítico e conhecimentos sobre sustentabilidade podem fazer a diferença no mundo corporativo. E quando se aprende tudo isso na infância, maiores são as chances de alcançar o sucesso na vida profissional na vida adulta.
   Desde o início deste ano, 27 mil alunos e 160 professores das 84 escolas municipais de Londrina participam do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e os primeiros frutos começam a ser colhidos agora. O programa é desenvolvido em parceria com o Sebrae. “Quando ele entra no mercado do trabalho ou quando resolve abrir uma empresa, já tem o conhecimento, a atitude empreendedora. Esse é o nosso objetivo”, disse a consultora do Sebrae e gestora da linha estratégica de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Daniele Montenegro Conte. “Os resultados são bem expressivos e significativos e percebemos também uma mudança de comportamento na comunidade escolar, com uma participação maior nas atividades da escola.” Além de Londrina, o JEPP funciona em outros 24 municípios da região. 
   “Eles aprendem que o empreendedorismo permite realizar sonhos, com comprometimento, persistência e buscando informações”, afirma a professora Edenir Menezes, responsável pelo programa na Escola Municipal Eurides Cunha. 
   Na semana passada, os alunos do 3º ao 5º ano da escola na Vila Recreio (região central), puderam colocar em prática as lições aprendidas ao longo do ano. Eles realizaram um evento para comercializar os itens pensados e confeccionados pela empresa criada por eles, a Top Organize. Nas turmas do 5º ano, a escolha foi por latas e embalagens de massa corrida decoradas com papel para servirem como organizadores. A ideia do produto foi da professora de Educação Física Roseli Batista de Oliveira. “Tudo foi doado. Nós só compramos os papéis para decorar as embalagens. Despertamos neles a criatividade, incentivando o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo e mostrando que esses materiais podem servir para organizar a casa deles e também pode ser fonte de renda”, afirma Roseli. Todo o dinheiro arrecadado com a venda será usado na compra de brinquedos que serão doados a crianças carentes que vivem em uma instituição. 
   Os alunos do 4º ano levaram para a feira o serviço de locação de brinquedos, empreendimento criado por eles em sala de aula e que foi implantado há alguns meses na escola para funcionar na hora do recreio, às terças-feiras. Além de brinquedos industrializados, as crianças alugam itens feitos por elas mesmas com materiais recicláveis. E a prestação de serviço também tem caráter solidário, já que o pagamento não é feito em dinheiro, mas em lacres de latinhas que posteriormente são doados ao Hospital do Câncer para ajudar na compra de cadeiras de rodas para os pacientes. 

   VISÃO DE FUTURO
"Penso em investir mais na produção das peç
as e quero estudar design de joias no Canadá", planeja João Henrique, de dez ano

   Antes mesmo de participar do JEPP na Escola Municipal Eurides Cunha, o aluno do 4º ano João Henrique Frissell, de 10 anos, já era um empreendedor. Dois anos atrás, ele começou a fazer pulseiras de linhas coloridas trançadas e vender para os colegas. A boa aceitação do produto estimulou o estudante a diversificar a produção. Ele desenvolveu novos modelos de pulseiras e colares e criou a marca Tigre Acessórios. 
Hoje, ele tem no seu portfólio uma boa variedade de produtos, trabalha com couro, camurça, resina, aço escovado e pedras naturais. O acabamento é caprichado, com fechos magnéticos e ajuste regulável. “Minha mãe faz creche e um dia eu comecei a brincar com as linhas, tentando fazer uma pulseira. Minha babá na época viu minha iniciativa e disse que poderia me ensinar. Foi ela quem me disse que o capricho no acabamento era importante.”
   No início, disse João Henrique, a intenção não era vender as pulseiras, mas um amigo da escola se interessou em comprar e foi aí que ele viu que a brincadeira poderia se transformar em negócio rentável. De 2014 para cá, muita coisa mudou. Além de aumentar as opções no catalogo, o pequeno empreendedor aprendeu a calcular custo, lucro e planejar o futuro. Os preços variam de R$ 20 a R$ 70 e ele revela que chega a faturar de R$ 150 a R$ 200 por mês. 
   A divulgação da peças é feita em uma página do Facebook e João Henrique também pretende criar um site para ampliar o alcance da marca , que já atravessou o Oceano Atlântico. “Vendi para um jogador de futebol que eu conheço que é aqui do Brasil, mas mora em Portugal.”
   Na atividade que começou como brincadeira de criança, João Henrique encontrou uma vocação e decidiu que investirá nela como profissão na vida adulta. “Eu penso em investir mais na produção das peças e quero fazer uma faculdade de design e estudar design de joias no Canadá.” (S.S.) (SIMONI SARIS – REPORTAGEM LOCAL , página 3, caderno FOLHA CIDADES, quarta-feira, 23 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares