quarta-feira, 9 de novembro de 2016

LONDRINENSES CRIAM MÁQUINA PARA PRODUÇÃO ARTESANAL DE CERVEJA

   É das startups que estão saindo ideias de produtos e serviços inovadores que prometem revolucionar o mercado. Com a ajuda de incubadoras e editais, elas conseguem tirar suas ideias do papel e, por meio de plataformas de financiamento coletivo, buscam viabilizá-las comercialmente. Foi assim com Ricardo Dantas, designer de produtos, e Wilson Harada, designer gráfico, sócios na Eidee, empresa recém-graduada na incubadora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Eles acabam de lançar uma máquina para produção artesanal de cerveja em casa. 
   A Bravo!Machine, como é chamada, automatiza 80% do processo de produção artesanal de uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros. A máquina faz a parte mais trabalhosa, o processamento dos insumos. Só fica de fora a etapa de fermentação de bebida, que é um processo natural. 
   A empresa já havia lançado uma máquina para refrigeração de cervejas que dispensa latinhas sem a necessidade de abrir a porta. Com essa experiência na bagagem e a ajuda de um mestre cervejeiro, Paulo Barbetta – que depois se tornou sócio do negócio – os empreendedores puderam dar o pontapé na nova ideia. 
   Startups internacionais já possuem produtos no mercado que cumprem a mesma promessa, mas os lançamentos ainda são poucos e recentes, além de onerosos – por causa das taxas de importação, o valor pode ficar até cinco vezes maior. Ao seu produto, a empresa londrinense imprimiu diferenciais. Ela tem capacidade maior de produção, de 15 litros. Em pesquisas realizadas pela marca, os empreendedores chegaram à conclusão que um produtos desses voltado ao mercado local teria que ter capacidade de produção maior devido à média mais elevada de consumo do brasileiro. 
   Além disso, o equipamento tem conexão via Wi-Fi para se comunicar com a plataforma da marca, uma espécie de rede social, onde ficam armazenadas cerca de 100 receitas de cervejas. Para começar a fabricar, basta o usuário escolher uma delas, adicionar as quantidades necessárias dos ingredientes - que são basicamente malte e lúpulo – e colocar a máquina para trabalhar. Se preferir, também pode criar sua própria receita, adequando as quantidades de malte e lúpulo, o teor alcoólico e a temperatura, e armazená-la na plataforma. 
   FINANCIAMENTO COLETIVO 
   O desenvolvimento do evento foi viabilizado por um edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Tecnova, de 2015. Agora, para viabilizar a produção em escala comercial, a empresa disponibilizou o projeto na plataforma de financiamento coletivo Kickante (kikante.com.br/campanhas/bravo-machine-cervejeira-automatizada). A ideia é que, a partir do ano que vem, a startup  amplie sua atividade passando a comercializar também os insumos para a produção da cerveja. 
   Os empreendedores ganharam um terreno da Prefeitura no Parque Tecnológico Francisco Sciarra, para onde a empresa deverá se mudar em meados de 2018. A expectativa dos empresários é que a construção da nova sede comece já no próximo ano. (MIE FRANCINE CHIBA – REPORTAGEM LOCAL, página 8, FOLHA ECONOMIA, quinta-feira, 3 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares