sábado, 5 de novembro de 2016

O DRAMA DAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL


   Mais de cinco pessoas são estupradas por hora no Brasil. Só em 2015 foram registrados 45.460 casos, sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal, segundo dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceria com o DataFolha. Apesar de uma retração de 9,9% em relação ao ano anterior, não é possível afirmar que houve redução do número de casos, levando em conta a alta subnotificação desse tipo de crime. Se a quantidade de ocorrências preocupa, a falta de atendimento adequado para as vítimas é um grave problema a ser enfrentado no País. Reportagem publicada nesta edição da Folha de Londrina aponta que a falta de investimento em equipamentos, material de consumo e na contratação de mais médicos peritos está comprometendo o atendimento a vítimas de violência sexual e doméstica pelo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina. Devido à falta de plantonista durante 24 horas, vítimas têm sido orientadas a esperar até a manhã seguinte, sem tomar banho, para realizar a perícia ginecológica para colher provas de estupro. Sem lâmpadas adequadas para realizar o exame, profissionais teriam chegado ao extremo de utilizar lanterna de celular para não deixar as vítimas sem atendimento. O problema se estende às delegacias especializadas no atendimento de mulheres, adolescentes e crianças, que também não oferecem plantão 24 horas na cidade. Outra questão é a capacitação de quem atende as vítimas. Quem chega aos órgãos em busca de atendimento nem sempre encontra funcionários com sensibilidade para encaminhar o caso de modo a proteger a vítima de futuras agressões. O não acolhimentos das vítimas pelos órgãos responsáveis por fazer a investigação é uma violação aos direitos humanos. Isso gera a chamada violência institucional – quando a vítima busca o Estado, mas recebe uma resposta insuficiente. É preciso cobrar dos governantes mais sensibilidade para agilizar a resolução dos problemas e humanizar o atendimento nos órgãos públicos. É o mínimo que se pode oferecer a mulheres já tão fragilizadas após sofrer brutal violência. (OPINIÃO, página 2, 5 e 6 de novembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares