quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PESSOAS TRANS E O DIREITO À VIDA


   Nas últimas semanas temos acompanhado por esse órgão de imprensa algumas discussões e posicionamentos diante das questões de direito e acesso à cidadania de travestis e homens e mulheres transexuais. Tivemos espetáculos no Festival Internacional de Teatro de Londrina (Filo) que nos levaram a problematizar sobre essas pessoas trans e suas inserções na sociedade, do quanto essas pessoas têm seus direitos de acesso à saúde, à educação, à moradia, à segurança pública e religiosidade negados, ou no mínimo, refutados enquanto direitos à humanidade. Isso me fez evocar uma questão: quanto de humanidade tem em nós para aceitar e respeitar as pessoas que diferem de nós mesmo? Ou, que direitos temos a partir de nós mesmos de discriminar, excluir e matar nossos semelhantes que têm outros projetos para suas vidas que não coadunam com os nossos? Diria que se trata de fascismos em nós , de autoritarismos que estabelecidos de narcisismos nos fazem com que nos sintamos autorizados de massacrar, humilhar e fechar portas de acesso de bens e serviços de qualidade que defendam a vida como valor maior. 
   De modo contínuo, no último domingo foi publicado na FOLHA a excelente entrevista com o médico João Roger (Entrevista, 10/9) que atende essa população em ambulatório específico a essa comunidade na cidade de Florianópolis (SC). Sua excelência se efetiva pelos posicionamentos políticos desse médico que vem de encontro às nossas pesquisas que vimos realizando nos últimos 15 anos com essa população, e que denunciam os descasos marcados pela ausência de políticas públicas inclusivas e de respeito às diferenças humanas. Os achados e problematizações feitas pelo entrevistado não estão distante de Londrina se considerarmos poucas ou quase nada de ações da prefeitura e da Câmara Municipal que de fato se preocupe com o bem-estar e qualidade de vida dessas pessoas. Em nossas incursões junto a essa comunidade nos deparamos com informações de diversas violências vividas que, muitas vezes, têm início na expressão da transfobia exercida por famílias desinformadas,   por vizinhos agressivos, mas também na transfobia presente nas ações dos operadores e operadoras nas áreas da saúde, da educação, da segurança pública, enfim, que cerceiam seus direitos à vida que em uma sociedade que se diz democrática e laica deveria respeitar a todas e todo sem discriminações. 
   Ainda nos deparamos com a dificuldade das pessoas e dos órgãos públicos em respeitar as identidades/expressões, de gêneros que solicitam essas pessoas em serem reconhecidas e respeitadas, de acordo com as demandas identitárias/expressões solicitadas e, que a nosso ver, poderia ser bem mais simples e respeitoso se esses mesmos agentes públicos tivessem o cuidado mínimo de perguntar para essas pessoas como elas gostariam de ser chamadas/tratadas, ou seja, se querem ser chamadas ou chamados pela flexão masculina ou feminina. Simples não? Com essas ações mais respeitosas, com certeza o mundo poderia ser um pouco melhor e as pessoas de fato poderiam exercitar seus direitos de cidadania e de felicidade. (WILIAM SIQUEIRA PERES, professor do departamento de Psicologia Clínica e programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis (SP), página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 15 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares