terça-feira, 20 de setembro de 2016

INGESTÃO DE PLACENTA NÃO TEM BENEFÍCIOS COMPROVADOS

Mulheres que adotaram a prática contam que os benefícios são força e recuperação do pós-parto mais rapidamente
   Prática comum nos Estados Unidos tem ganhado popularidade no Brasil. Adeptas acreditam que os nutrientes do órgão passariam para a mãe. 
São Paulo – Recentemente, Bela Gil foi o centro de mais uma polêmica: a ingestão de placenta. Ela, Kim Kardashian e January Jones são algumas das personalidades que já revelaram ter comido o órgão. A placentofagia é uma prática comum nos Estados Unidos e tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos anos. Mulheres que adotaram a prática contam que os benefícios são força e recuperação do pós-parto mais rapidamente. 
   A placenta é formada por tecidos dos óvulos e é responsável por manter o bebê vivo dentro da barriga da mãe. De lá, a criança tira os nutrientes e oxigênio para respirar. Além disso, o órgão também libera hormônios como a progesterona e o estrógeno. 
   De acordo com diversos estudos científicos, a placenta é rica em ferro, vitamina B6 e E, e ocitonina, componente importante na produção de leite e na recuperação do pós-parto. 
   É daí a crença de que ingerir a placenta faz bem, pois seus nutrientes passariam para a mãe. Porém, mesmo sendo cada vez mais comum a ingestão, não há estudos comprovando os benefícios disso para a mãe. A placenta pode ser ingerida de várias formas, mas as formas mais comum são batê-la no liquidificador junto a uma vitamina de frutas, comê-la crua temperada com ervas e especiarias ou em forma de cápsula.
   Luíza Diener, mãe de três filhos e criadora do blog “Potencial Gestante”, é uma das mulheres que ingeriram a placenta. Ela optou pelo encapsulamento, que consiste no ressecamento da placenta, que depois é triturada e transformada em cápsula. “Eu não teria a menor vontade de comer, não julgo quem faz assim, mas como existia essa opção de usar a cápsula, optei por ela”, conta. 
   A blogueira resolveu adotar a prática depois de ler muito sobre o assunto e ter recebido indicação de pessoas próximas, incluindo uma das parteiras que a ajudou em seus partos. “A maioria das coisas que busco fazer são coisas comprovadas cientificamente. Nesse caso, não é que existiam comprovações, mas alguns estudos e análises, uma sabedoria milenar, aponta que ajuda na disposição e na produção de hormônio.
   ESCOLHA
   O obstetra e gerente médico do Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana, Alberto Guimarães, acredita que a escolha da ingestão deve ser de cada mulher. “Cada um pode comer o que quiser comer. A gente que está muito envolvida nessa questão de estimular a devolução da experiência da gravidez para a mulher, o protagonismo da mulher, acha que ela pode comer a placenta se quiser, mas tem de evitar fazer uma defesa de comer a placenta como se fosse um benefício gigante ou transformar a gravidez. Não há estudos mostrando os benefícios da ingestão da placenta a ponto de a gente ficar defendendo como algo imprescindível”, explicou.
   Luíza ingeriu sua placenta em dois de seus três partos e notou a diferença. “Eu percebi que me deu muito mais energia no pós-parto, não tive anemia, não tive tanto cansaço quanto eu tive no pós-parto anterior.”
   O médico fala que, quanto aos nutrientes da placenta, eles podem sim passar para a mãe, mas que é possível conseguir estes mesmos benefícios em diversos alimentos. Além disso, ele fala sobre o problema de sair do hospital com o órgão, que vai ser manuseado por várias pessoas e envolve riscos no cabeça do que benefícios.”
   Guimarães ainda ressalta que ao incentivar a prática indiscriminadamente, é possível que ela seja vista como um milagre, retirando o foco de outras questões essenciais na gravidez e no pós-parto. “Temos que pensar em qual é a relevância de se aprofundar nesse tema quando nós temos uma realidade de nascimentos no Brasil que é calcada no bisturi. Talvez possamos pegar esse gancho de pensar na placenta, e pensar em tudo isso como um momento para discutir uma assistência de pré-natal , de garantir a alimentação, os cuidados durante a gravidez”, finalizou. (AGÊNCIA ESTADO, página 10, FOLHA SAÚDE, segunda-feira, 19 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares