sábado, 17 de setembro de 2016

O CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO



   O conhecimento muda o mundo e precisa ser democrático. Saber ler e escrever é fundamental para o desenvolvimento e autoestima de homens, mulheres e crianças e possibilita que superem contextos de pobreza e desigualdade social. É a direção, inclusive ou principalmente, para melhorar os rumos de um país. E apesar de ser fundamental, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Alfabetização (8 de setembro) os dados mostraram que ainda há um caminho longo para ampliar as oportunidades e incluir as crianças nesse processo.
   De acordo com dados da Unicef e da Unesco , em 2008, dos 117 milhões de crianças e jovens com idade escolar na América Latina e no Caribe, 6,5 milhões não frequentavam a escola. Além disso, 15,6 milhões estavam com atraso de dois anos ou mais, correndo grande risco de abandonar a escola. Diante desses indicadores, a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca) iniciou em agosto uma campanha de mobilização pela universalização do acesso e permanência das crianças e jovens na escola. A campanha, com a mensagem “A escola é sempre o melhor caminho”, envolve os 14 países membros do grupo. O Movimento Todos pela Educação é o representante brasileiro na Reduca e vai promover a campanha no País.
    A escola é o caminho, mas é importante ressaltar que o processo de alfabetização começa desde o nascimento da criança e nesse sentido a família tem papel fundamental para estimular e promover o aprendizado. A alfabetização começa assim que a criança nasce, pois já está exposta à linguagem, sons e hábitos da sociedade vigente. Todas as informações ao seu redor, ao longo da sua vida, contribuem para o aprendizado escolar, mas o que é mais significativo é a relação da família e importância que pais e responsáveis dão para o mundo letrado. Na escola, esse conhecimento inicial é consolidado e estendido. 
   O trabalho dos dois lados – família e escola – é grande, mas o básico para promover o desenvolvimento dos pequenos. Em casa, pais e familiares podem estimular a alfabetização ao valorizar a leitura e a escrita, compartilhar informações acerca do mundo que nos cerca, estimular a prática da leitura diariamente, lendo para os filhos e disponibilizando materiais para leitura (gibis, revistas, livros infantis, jornais, etc.). Além disso, é importante estimular o desenvolvimento de habilidades motoras com as brincadeiras na rua, em casa, pintar, colar, desenhar, jogar ou simplesmente estar com o filho em uma atividade pela qual ele interesse.
   Do outro lado, a escola oportuniza experiências e as conexões necessárias para a alfabetização, por isso é fundamental que todas as crianças tenham oportunidade e possibilidade de frequentar o ambiente escolar de qualidade. As atividades precisam ser planejadas para contemplar todas as habilidades que a educação formal exige, trabalhando habilidades de coordenação motora fina e grossa e as cognitivas de conhecimento dos sons das letras e sua relação na escrita. Na escola, é importante trabalhar habilidades para o desenvolvimento integral do indivíduo e as experiências reais sobre o mundo dão o referencial concreto para a alfabetização: aulas de culinária, visitas a mercados e bibliotecas, contação de histórias, teatro, aulas de ciências, músicas, entre outras.
   A possibilidade de aprendizado e a evolução constante é uma habilidade humana e é claro que as pessoas que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar enquanto crianças, podem aprender, conhecer e experimentar algo novo com sucesso. Mas o desenvolvimento de habilidades de linguagem e escrita é mais indicado para crianças de ate 8 anos porque elas estão em um período de desenvolvimento mental e físico apropriados. Por isso, não podemos perder de vista que a escola é o caminho e que as crianças precisam ter acesso a ele. É urgente que esse processo seja de qualidade e democrático. O mundo precisa que nossas crianças se desenvolvam de forma adequada e no momento certo. (ANDRÉA PIZAIA ORNELLAS, diretora de escola de educação infantil e ensino fundamental em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 16 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares