quinta-feira, 15 de setembro de 2016

CIDADE DE BRAÇOS ABERTOS

 
Shen Shao Chi Chi e Liu Hsiu Hassiang são de Taiwan:  animados e aplicados.  As nigerianas Amaka Alaluchye e Dnetly Abosi  ficarão em missão durante três anos no Brasi
   Em busca de integração definitiva com Londrina, homens e mulheres de várias nacionalidades fazem curso para aprender português
   Quando Londrina ainda dava os passos iniciais de sua história, os livros da Companhia de Terras Norte do Paraná, empresa de capital britânico que colonizou a região, registraram que adquiriram lotes no município e no entorno, no período de 1933 a 1940, 770 italianos, 638 japoneses, 554 alemães, 480 espanhóis, 309 portugueses, 214 poloneses. Também foram compradores pioneiros 3.701 brasileiros e muitos outros de diversas nacionalidades, totalizando homens e mulheres de 35 países distintos. Os dados são do Museu Histórico Padre Carlos Weiss. 
   Na Londrina metrópole de setembro de 2016,reúnem-se em uma sala de aula do Sesc cinco taiwaneses, três japoneses, três sírios, duas nigerianas, um chinês e um colombiano. São estrangeiros que a cidade continua acolhendo e que estão ali para aprender a língua portuguesa. 
   É o caso de Shen Chao Chi Chi, de 56 anos, e Liu Hsiu Hasiang, de 55, casal de Taiwan que adotou o Brasil como pátria. Tanto que adotaram também nomes ocidentais. Shen agora atende quando chamado de Pedro. Liu passou a utilizar Isabel. 
   Já faz 18 anos que deixaram o país asiático que é separado por apenas 180 quilômetros do mar da China. Moraram um tempo em São Paulo, trabalharam como empregados, ele marceneiro e ela cozinheira, até que abriram um restaurante vegetariano em Londrina. Uma vez empresários, sentiram que não davam mais para ir adiante sem a fluência no português. Matricularam-se no curso. 
   São os mais animados e também muito aplicados. A todo momento recorrem a um grande dicionário que traduz o mandarim – língua oficial de Taiwan – para o português. Assim conseguem dar conta de concluir os exercícios que a professora Luciana Bataglia Mesquita, de 31, passa para a turma. O dicionário também foi útil para responder as perguntas feitas pela reportagem da FOLHA.
   Entre todas as respostas, destacam-se as mais simples. Estão felizes com a chegada ao mundo da primeira netinha Yumi, que está com cinco meses, e com o movimento do restaurante que vai bem, apesar da crise. “Graças a Deus”, diz Isabel, sorrindo em seguida. 
   EM NOME DA FÉ 
   Já as nigerianas Dnetly Abosi, 33, e Amaka Alafuchye, 36, não estão no Brasil para ganhar dinheiro. Elas são freiras, das Irmãs Oblata de São José. Ficarão em missão religiosa no País durante três anos. Dnetly chegou há seis meses e está um pouco mais familiarizada com a língua de Camões. Amaka, porém, só se comunica em inglês, a língua oficial do país africano. Está em Londrina há apenas um mês e é um bocado tímida. 
   Dnetly diz que está achando a cidade muito organizada e com muitas máquinas, em comparação com sua terra natal. A Nigéria é o país mais populoso da África. Tem aproximadamente 176 milhões de habitantes e uma série de problemas internos, evidenciados pela enorme desigualdade social e pela pobreza. Isso permite a ascensão de grupos terroristas como o Boko Haram, controlado por radicais islâmicos e considerado o mais sanguinário daquele continente. 
   Sobre as aulas, a freira diz que está feliz com o aprendizado. Já consegue ler alguns trechos da bíblia na nova língua. Porém, o que a deixa mais feliz no Brasil é algo ainda mais singelo. “Aqui se faz muita amizade”, sintetiza, em bom português. (Leia mais na pág. 2).

   SERVIÇO
A turma de português para estrangeiros já está fechada , mas o Sesc estuda abrir novas vagas para o próximo semestre. O curso é gratuito. Informações pelo fone (43) 3305-7831. (WILHAN SANTIN – Especial para a FOLHA, caderno FOLHA CIDADES - ACOLHIMENTO, quinta-feira, 15 de setembro de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares