terça-feira, 27 de setembro de 2016

MINISTRO DEVE EXPLICAR ANTECIPAÇÃO DA LAVA JATO


   A declaração do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, essa semana aconteceria mais uma fase da Operação Lava Jato colocou o governo federal em uma situação constrangedora. A informação foi feita espontaneamente, no último domingo, durante participação de Moraes em campanha do candidato a prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira (PSDB). Ontem, um dia depois da declaração, a Polícia Federal (PF) deflagrou a 35ª fase da Lava Jato, em que o ex-ministro Antonio Palocci (PT) foi preso. Ao todo, foram expedidos 45 mandados judiciais, sendo 27 de busca e apreensão, três de prisão temporária e 15 de condução coercitiva. A questão levantada após a declaração infeliz é se o ministro da Justiça tinha informação privilegiada e sabia da operação com antecedência. Não é a primeira vez que declarações de ministros consideradas inadequadas colocam o presidente Michel Temer (PMDB) em situação muito difícil. Isso já foi motivo de substituições no primeiro escalão e obrigou o governo federal a se esforçar para diminuir as crises causadas por declarações impróprias. Imediatamente, a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça se pronunciou dizendo que a declaração do titular da pasta foi uma “força de expressão”. O fato é que Moraes pode ser investigado por vazamento de informação sigilosa. Se ficar comprovado que ele sabia e antecipou a realização de uma nova fase da Lava Jato, ele poderá ser enquadrado no artigo 325 do Código Penal, que fala sobre violação de sigilo funcional. A legislação deixa claro que um funcionário público comete crime contra a administração quando revela um fato de que tem ciência em razão do cargo e que deveria permanecer em segredo. Cabe ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidir se pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma eventual investigação contra o Moraes. É mais uma crise para ser contornada pelo presidente Temer, que já teve seu apoio à Lava Jato questionado logo no começo da sua administração. Mesmo que não seja o caso de informação privilegiada, não é nada adequado para um ministro da Justiça brincar com a maior investigação já realizada no Brasil contra a corrupção. A situação pede, realmente, uma boa explicação. (FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, terça-feira, 27 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares