sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O VERDADEIRO LÁMEN

Lámen: propício ao frio, é um prato energético com vários sabores à base de molho shoyu, sal, missô, misturado à ave, peixe e carne, além de outros acompanhamentos
   Prato oriental e muito mais elaborado que o famoso “miojão” brasileiro e pode ser saboreado em combinações energéticas
Quem nunca recorreu a um macarrão instantâneo que fica pronto em três minutos que atire a primeira pedra. Com várias marcas no mercado, uma, em especial, ganhou destaque no mercado publicitário, sendo que o nome ficou até mais conhecido que o próprio nome do produto. Porém todas, sem exceção, levam o mesmo macarrão do tipo lámen. Nesta proposta, muito prática e de baixo custo, o macarrão é cozido em água fervente e, depois, acrescido um caldo pronto em pó à base de legumes ou carnes. Mas, como bons brasileiros que somos, foi sendo aprimorado e ganhando novas versões nacionais pelos criativos de plantão. Nutricionistas, contudo, alertam para o altíssimo teor de sódio, contido nos pacotinhos.
No entanto, o verdadeiro lámen, um macarrão de calibre específico, é um prato muito mais elaborado e incrementado que o famoso “miojão” brasileiro. De origem chinesa há mais de 4 mil anos, foi no Japão que ganhou popularidade as receitas que são consumidas – e muito – até hoje. Mas para essa versão, esqueça os três minutos. Aparentemente simples, requer tempo e paciência no preparo, já que o caldo pode levar horas ou dias para ficar pronto. A finalização em si é rápida, cerca de dez minutos. O resultado é um prato energético com vários sabores à base de molho shoyu, sal, missô, misturado à ave, peixe e carne, mais ou vários acompanhamentos. 
Proprietários do restaurante Miejan Lamen, Julio Nakamura, que morou no Japão por muitos anos, de volta ao Brasil sentiu falta em Londrina de comer o lámen que costumava consumir rotineiramente. “Lá, o lámen é um prato muito comum e barato, que é vendido em quase toda esquina nas “Lamen Ya”, assim como pastel em lanchonetes por aqui. Os japoneses compram a qualquer hora do dia e saem comendo na rua ou no transporte público. Como é um prato quente, precisa de uma técnica para não queimar a boca, por isso eles chupam fazendo barulho mesmo”, conta. 
A vontade de preparar o lámen, contudo, esbarrou na forma de preparo. Apesar de ser um prato tradicional e popular, cada receita tem um segredo, que é passado de pai para filho. Ou seja, é possível comer dezenas de lámens com sabores diferentes. “Nem mesmo quem trabalha em casas de lámen sabe como, realmente, é feito. Quando decidi fazer em Londrina, pesquisei muito em livros e internet, mas sem sucesso. “Segundo ele, a receita foi passada por um professor que aprendeu com o chefe do cônsul no Japão, “mas com a condição de não ser revelada em outros estados, para não haver concorrência”. Com o modo de preparo em mãos, deu seu toque e sua identidade.
 
  COMBINAÇÕES VARIADAS

                    
No restaurnte são feitos dois tipos de caldo, servidos em seis combinações diferentes de sabor
   Tudo começa pela realização do caldo, que, geralmente, é feito à base de ossos bovinos, suínos e aves, muito energético para os dias frios. No restaurante de Julio, são feitos dois tipos de caldos com as carcaças. “Cada tipo de lámen daqui tem um preparo diferente do caldo. No restaurante fazemos dois: um que demora cerca de dez horas e é mais suave e outro que leva dois dias e fica fervendo, resultando em um caldo mais cremoso. “Junto a isso, no preparo do caldo, são acrescidos legumes, frutas e algas. “Com essas duas bases neutras prontas, o cliente escolhe o sabor. Esta fase e finalização são feitas na hora do pedido.”
   No local, é possível ter seis combinações diferentes de sabor: com o caldo de dez horas podem ser o Shoyo Lamen (caldo a base de shoyo), Missô Lamen (caldo a base de pasta de soja) e Shio Lamen (caldo a base de sal), sendo que cada um confere um sabor específico. Já o outro caldo que é feito em dois dias tem os sabores Tonkotsu Lamen (caldo a base de sal), Tonkotsu Shoyo Lamen e Tonkotsu Missô Lamen. Além da massa de macarrão artesanal, os acompanhamentos, basicamente, são os mesmos: vegetais como o moyashi (broto de feijão), algas, lombo de porco, legumes, cebolinha, naruto (massa de peixe), ovo e gergelim. 
   Tudo vem milimetricamente montado num visual bem bonito em uma cumbuca de cerca de 700 ml ou na opção um pouco menor. Por baixo, o caldo. Por cima, o macarrão com os acompanhamentos. Para comer, é usado o lengue, uma espécie de colher, e o hashi. “É uma refeição bem completa e rica em nutrientes, que vão desde o carboidrato à proteína e os vegetais, além de ser rico em colágeno. No Japão, as pessoas de todas as idades consomem, até mesmo as crianças”, observa. Para quem nunca comeu, o sabor não causa estranheza. Pelo contrário, causa curiosidade para distinguir quais os ingredientes estão ali; uma mistura de peixe e carne bem sucedida, 
   Quem não sentir-se satisfeito, o que é bem difícil, pode recorrer ainda aos pequenos pasteizinhos cozidos e fritos, os guizas, e o tyaban, risoto chinês para complementar a refeição. Para os dias mais quentes, Kakamura comenta que há ainda um outro tipo de lámen gelado no cardápio nipônico, o hiyashi chuka, com caldo à base de shoyu e macarrão do tipo miejan udon, de calibre mais grosso.Tudo pode ser consumido com pimentas la-yu (óleo de gergelim picante) e nanami togarashi (mix de pimentas desidratadas), que dão uma picância suave aos pratos nipônicos. (MARIAN TRIGUEIROS, Reportagem Local, caderno FOLHA 2, SABORES saboresfolhadelodrina.om.br sexta-feira, 9 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares