domingo, 25 de setembro de 2016

IAPAR E SIMEPAR ENCERRAM ALERTA GEADA 2016


   Este ano, a zona cafeeira do Paraná experimentou um inverno de temperaturas amenas, apenas um aviso de geadas foi emitido no mês de junho 

   O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) emitiram na quinta-feira (22) o último boletim do serviço “Alerta Geada” neste ano. Com a chegada da primavera, não há mais risco de ocorrer o fenômeno na região cafeeira do Estado, e consequentemente, dispensa o serviço de orientação ao cafeicultor. 
   A recomendação aos produtores que amontoaram terra no tronco dos cafeeiros é retirar imediatamente a proteção, procedimento que deve ser feito com as mãos para evitar danos às plantas. 
   Em operação deste maio, o Alerta Geada fez previsões diárias de temperatura e do risco de ocorrer geadas na região cafeeira do Estado. O serviço auxiliar os cafeicultores a decidir sobre o uso de técnicas de proteção em lavouras novas de café, de até dois anos. 
   A zona cafeeira do Paraná experimentou um inverno de temperaturas amenas este ano. Apenas um aviso de alerta de geada foi emitido em junho, quando uma massa de ar polar avançou pela região. “Nas outras ondas de frio, tivemos apenas geadas de baixada, sem risco para os cafezais”, explica a meteorologista Ângela Beatriz Costa.
   A pesquisadora também explica que a influência do El Niño provocou aumento do volume de chuvas. Na estação meteorológica do Iapar, em Londrina, foram registrados 292,9 mm em junho e 108,5 mm em julho – nesses meses, a média histórica é de 112,4 mm e 95,1 mm, respectivamente. 
   Para a primavera, a atividade do fenômeno La Nña está confirmada e indica a ocorrência de chuvas e temperaturas amenas nos próximos dias. Mais para o final do ano, o volume de precipitações deve diminuir, com risco até de estiagens nas diversas regiões produtoras do Paraná, aponta Ângela. 

   SAFRA

   A cafeicultura ocupa cerca de 50 mil hectares no Paraná. A maior parte das lavouras paranaenses têm em média 10 hectares e é conduzia por pequenos produtores familiares. 
De acordo com o economista Paulo Sérgio Franzini, do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a previsão é a que a safra deste ano chegue próximo de 1,1 milhão de ma sacas beneficiadas.
   A massa de ar polar que chegou ao Paraná em junho não causou prejuízos aos cafeeiros. No entanto, as chuvas provocaram grande queda de frutos em ponto de colheita, o que reduziu a qualidade geral da bebida. 

   AGRONEGÓCIO RESPONSÁVEL 

   Agro é massa. Agro é top


   Tem sido recorrente a veiculação de uma nota na mídia televisiva, em que se faz apologia ao agronegócio por causa da contribuição que o mesmo dá à sociedade, disponibilizando diversos produtos para consumo dos cidadãos, seja na forma de alimentos que sabiam a fome da população, das fibras que produzem os tecidos que nos vestem, da celulose que dá origem ao papel do livro que lemos, dos biocombustíveis que movimentam o carro que nos leva e traz do trabalho ou dos cosméticos que dão beleza ao corpo que recebemos de Deus, entre outros.
   E quando o País considerado é o Brasil, a importância do agronegócio assume contornos ainda mais impressionantes, pois este setor contribuir com cerca de uma quarta parte de toda uma riqueza gerada pelo país, emprega cerca de 40% da mão de obra nacional e responde por quase metade de tudo o que o Brasil exporta. 
   Neste espaço, vamos comentar apenas a produção de alimentos, principal produto na pauta das exportações do país, um dos que mais produz e exporta esses produtos. No entanto, cabe salientar que, mesmo sendo o Brasil um grande produtor de alimentos, nele ainda se encontram milhares de cidadãos passando fome. Muitos desses famintos são pequenos produtores que vivem no campo, junto da produção. Muitas vezes não consomem o alimento que eles mesmo produzem, porque precisam vende-lo para conseguir algum dinheiro para outras necessidades mais urgentes; como medicamentos, por exemplo. 
   A falta de comida no prato de muitos cidadãos brasileiro não é consequência da incapacidade do nosso setor agrícola de produzir mais alimentos, mas da incapacidade dos nossos legisladores de elaborar políticas públicas capazes de distribuir a renda de forma mais justa e equânime, de forma a dar condições financeiras para que os marginalizados possam comprar o próprio alimento. 
   Alimento é saúde, que faz falta para quem não se alimenta adequadamente, quer seja na quantidade, quer seja na qualidade. Uma pessoa alimentada de forma adequada apresenta menos riscos de contrair doenças, estando mais disposta para o trabalho, dado o bem-estar físico e mental que desfruta. 
   Não é saudável uma pessoa só porque ela consome grande quantidade de alimentos, mesmo que sejam alimentos de qualidade. Isso pode causar obesidade e desconforto. “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, escreveu Hipócrates, o pai da medicina, há 2.400 anos. 
   O equilíbrio do valor nutricional dos alimentos que ingerimos é fundamental, pois só existe um alimento completo, que é o ovo, mas ninguém consegue sobreviver só ingerindo ovo. O ideal é combinar alimentos que forneçam carboidratos (cereais e tubérculos), vitaminas e minerais (frutas e verduras) , proteínas e carboidratos (carnes e leguminosas), dentre outros. Alimentação desiquilibrada não é resultado da indisponibilidade de alimentos, que componham uma dieta alimentar balanceada, mas do desconhecimento do consumidor sobre o valor nutricional de cada componente da dieta. 
   É crime passar fome no Brasil, dado o potencial que este país tem para produzir o ano todo e em todo o lugar. ( Reportagem local. Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Embrapa Soja, caderno FOLHA RURAL, página 7, 24 e 25 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares