sábado, 17 de setembro de 2016

FRUTA DO CONDE

   Quando percebi, meu pé de pinha, árvore que me dá frutas do conde ( ou pinhas, como queiram) estava “pelada! De folhas, como se fosse outono!
   Todos sabem que, de modo geral, o outono é a estação das colheitas. No entanto, estávamos em julho e a ateira ou pé de pinhas estava frutificando.
   É certo que as tantas tecnologias que têm como endereço a agricultura fazem com que elas deem frutos antes do tempo e, portanto, tais frutos maduram mais cedo, mas não têm o mesmo sabor que tinham quando os colhíamos em época devidas. E mais, também por isso, não saciam nossa vontade por terem a doçura e o sabor alterados. Não é à toa que, hoje em dia, há muitas espécies de frutas que encontramos nos mercados e feiras o ano todo.
   Voltando à árvore pude observar: primeiro foram os galhos que pareciam mortos, e começaram a soltar minúsculos frutos antes que, lentamente, brotinhos verdes fossem surgindo. 
   Enquanto os galhos ainda pareciam mortos, frutos que haviam despontado já somavam mais de uma dezena. Tão pequeninos, eles embelezavam a árvore sem folhas. Logo eles foram se desenvolvendo e crescendo mais e mais. E a árvore, sem folhas ainda, mas com tão pequeninos frutos, ficou como se fosse uma árvore de Natal feita de galhos secos, tendo as preciosas frutinhas penduradas nas pontas deles, como pequenas bolas em tons de verde escuro.
   Não pude deixar de me maravilhar com essa visão em um período muito frio de nosso inverno, afinal, o tempo normal da colheita dessas frutas é de janeiro a março, no finalzinho do verão. 
   Mas as minhas pinhas, ou atas, como queiram, estão ali, presentes em seu magnífico verdor, parecendo ter grandes “espinhos” em sua grossa casca.
   Sei que há muitas semelhanças entre a fruta do conde, a atemoia e o araticum, mas de sabores, textura e cheiros distintos. E até a graviola, assemelha-se a uma pinha gigante! Mas cada uma delas têm características distintas, apenas parecem “parentes”. 
   Quanto ao nome fruta do conde, sei hoje, após pesquisar na internet, que ela recebeu esse nome por conta do Conde de Miranda, governador da Bahia no ano de 1626, que foi o primeiro a plantar uma muda no País. Mas só em 1800 a fruta foi plantada no Rio de Janeiro e se popularizou no Brasil. 
   Delicio-me ao saborear as benditas e tão gostosas frutas. E tem mais, além dos frutos, me fornecem suas tão lindas e brilhosas sementes com as quais confecciono artesanatos. ( MARINA POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, 17 e 18 de setembro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares