sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ESTUDAR PARA QUÊ?



   Lembro-me de quando eu era criança e tinha que me acordar cedo para estudar. Muitas vezes no frio, outras vezes na chuva, mas, nesse quesito, sempre cumpriu-se o ditado “faça chuva ou faça sol”. Sempre gostei as áreas extas e biológicas, mas nem por isso fui dispensado das áreas humanas. Estudá-las para quê? Acho que você já fez essa pergunta durante o colégio, mas tenho quase a certeza de que não fez depois de “crescido”. E por quê? Depois que a gente cresce vai assumindo responsabilidades e percebendo que o estudo é algo necessário, fundamental. Num mercado cada vez mais competitivo quem não se especializa acaba ficando para trás; quem não tem uma pós, um mestrado, ou mesmo um doutorado pode não conseguir um bom emprego. E num Brasil em crise não há diploma que segue o emprego de alguém. Ainda assim, acumular conhecimento é um grande tesouro que podemos ter nessa terra, pois ninguém vai poder tirá-lo de você.
   Agora, imagine o tesouro que você pode ajuntar lá no céu, “nem traça, nem ferrugem podem corroer, nem os ladrões podem furtar ou roubar” Mt 6,20. Esse é o ponto central dessa reflexão.
   Assim como o estudo de matéria de conhecimento humano é importante, muito mais o estudo que fazemos das coisas de Deus. Ao fazer um estudo bíblico (muito bem ensinado por Monsenhor Jonas Abib, no livro “A Bíblia no meu dia a dia “) você vai aprendendo a adquirir o conhecimento do alto. Talvez o conhecimento que você aprendeu com a vida seja totalmente diferente do ensinado na Palavra de Deus. Vai dizer quem em algum lugar do mundo você aprendeu que quando alguém te dá um tapa num lado da face você deve oferecer o outro? Ou então, quando alguém te processar para requer sua túnica, você dá a túnica e a capa. Parecem sem noção esses ensinamentos, mas são justamente eles que te levarão para o Céu. E só os adquire, quem os pratica.
   O mais importante ao se fazer o estudo bíblico não é decorar as passagens bíblicas. De nada vale saber a Bíblia versículo por versículo se nenhum deles é colocado em prática. Por isso, é superimportante fazer o seu estudo diariamente, assim como você ia diariamente ao colégio, pois deste modo você poderá colocar em prática cada parte do que Deus te falou. Não pense que isso será fácil ou que será rápido. Pode durar a vida toda, pode ser que você nem consiga colocar alguma coisa em prática. Mas o mais bonito no cristianismo é que, para alcançar o Céu, a sua disposição, o seu empenho, a sua busca incessante é o que conta. Santo Agostinho já advertia: Enquanto vivemos, lutamos; se continuamos a lutar é sinal de que não nos rendemos e de que o Espírito bom habita em nós. E se a morte não te encontrar como vencedor deve encontrar-te como lutador. “Devemos ser lutadores, contra o pecado, contra o mal. Lutar para fazermos , em tudo, a vontade de Deus. 
   Rezo, para que você seja perseverante no seu estudo diário da Palavra de Deus, para um dia te encontrar no Céu. ( GUILHERME ZAPPAROLI,
Comunidade Canção Nova, página 13, AÇÃO JOVEM, Revista Canção Nova SETEMBRO 2016). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares