segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A PSICOLOGIA E AS NECESSIDADES DO MUNDO


    Nesta segunda-feira, 27 de agosto, celebra-se o Dia do Psicólogo, este profissional dedicado a criar espaços para se pensar e promover a saúde mental. A psicologia ainda é jovem entre muitas outras ciências,, mas nunca se precisou tanto dela quanto hoje em dia. Ela é também muito mal compreendida e sofre inúmeros preconceitos. Quando uma pessoa, por exemplo, quebra uma perna ou está padecendo de uma enfermidade orgânica, todos reconhecem a necessidade de cuidados terapêuticos. Ninguém irá olhar para uma pessoa necessitada de cuidados médicos com desdém ou classificará sua enfermidade como “frescura”. Contudo, isto é o que ocorre quando o sofrimento do outro é de dimensão subjetiva.
   Quando alguém sofre psiquicamente, além de ter de lidar com a dor em si, tem de lidar com preconceito de pessoas que consideram o sofrimento subjetivo irrelevante ou de menor tamanho. Como se pudesse ser deixado de lado e, assim, passasse sozinho. Existem, inclusive, pessoas quem sofrem psicologicamente como fraco, sem nenhuma força de vontade. Só que a falta da saúde mental faz muita falta e traz vários prejuízos para a vida da pessoa e para quem está ao redor. 
   Quem sofre psicologicamente não vive bem. Pode ter até condições materiais boas e apropriadas, contar com familiares carinhosos e amigos prestativos, ter muitas boas oportunidades abertas, mas de nada adianta tudo isso se a mente não está bem porque, no fim, é ela que vai nos possibilizar ou não aproveitarmos a vida. É a mente que nos dá o tom de como nossas experiências ao longo do tempo serão dirigidas. Portanto, uma mente adoecida, sofrendo além da conta, não tem como favorecer uma boa digestão e toda a vida será sentida como pesada, sem sentido e sem graça. A vida torna-se intolerável. 
   Quantas pessoas vocês conhecem que têm todas as condições para estarem bem e serem felizes, mas levam vida miseráveis? Caindo sempre nas mesmas angústias, nos mesmos erros, atitudes e repetições? Com certeza todos vocês ao menos conhecem alguém assim, se não até muitas pessoas assim. Não tenham dúvidas de que é a mente que nos permite enxergar a vida com bons ou maus olhos. Sabendo disso, fica nítido que saúde mental não é brincadeira. 
   Há muitas abordagens dentro da psicologia, muitas maneiras de se ver a vida e lidar com ela. Há sempre alguma que fará sentido em algum ponto. No entanto, qualquer que seja a abordagem ou linha teórica escolhida, o profissional da psicologia deve cuidar de seu bem mais precioso, tanto para o próprio trabalho quanto para a vida e a sua mente. O profissional que não se conhece não tem como ajudar outros a se conhecerem. Seria o mesmo que um cego guiando outro cego em beiras de precipícios. Para quem pratica a psicologia, ´psicoterapia, psicanálise etc., conhecer-se é fundamental. Se o profissional não aprender a escutar as suas angústias, medos e desejos resistirá a conhecer esses conteúdos na pessoa que atende e acabará por fugir ou evitar a relação terapêutica transformadora. 
   Porque mexer no mundo interno nunca é fácil, porém, faz- se necessário se queremos aprender a viver bem. Quem se submete à psicoterapia aprende uma das mais importantes lições deste mundo: compreender que alguns sofrimentos são inevitáveis e nada podemos fazer a não ser aceitar, mas que há outros que temos como evitar e dispensar. Em outras palavras, a psicologia nos ensina que podemos viver com mais qualidade aprendendo a escolher melhor onde nos metemos e abrir mão de alguns sofrimentos desnecessários. Está ou não faltando saúde mental no mundo? (Crônica escrita por SYLVIO DO AMARAL SCHREINER, psicoterapeuta em Londrina, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, segunda-feira, 27 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA. * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinião@folhadelondrina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares