domingo, 5 de agosto de 2018

PALAVRAS QUE CHEGAM COM A MORTE


   Agosto sempre me abre a nostalgia. Até por isso, passei a semana lendo homenagens a Naym Libos, que faleceu na última quarta-feira (1). Não era sua amiga, mas lembro de sua presença forte em muitos lugares de Londrina. Na última vez, há poucas semanas, o vi no Calçadão cercado de pessoas que riam com ele. Figura emblemática da cidade, era um desses personagens urbanos que se alguém não conhecia pelo menos já tinha ouvido falar. Jornalista, ex-vereador corintiano de carteirinha, recebeu homenagens de pessoas da imprensa das mais diferentes tendências políticas; de José Maschio a Cláduio Osti, de Flávio Campos a José Pecrialli, numa demonstração de amizade acima das divergências. Mas não estou aqui para falar de política e sim da morte que se não nos deixa sem palavras, nos dá frases para consolar, lembrar, noticiar.
Desta vez não foi diferente e, diante da morte que repercutiu na cidade, lembrei-me também das minhas perdas, mais especialmente da perda de duas amigas que já se foram do mundo, mas continuam em smim. Suad Assaf, mãe do Hermano e da Sofia Pellegrini, conheci desde que cheguei em Londrina, no fim dos anos 70, para fazer cursinho e faculdade. Ela se foi no mês de março e minha reação foi fazer um poema que lembrasse para sempre nossa amizade, além da delicadeza de sua passagem pela vida. Essa poema está no meu primeiro livro. “Sensível Desafio” (2006); 

DESPEDIDA 

na noite em que te perdemos
deixamos para trás 
os dias sucessivos que vivemos
era só você estendida 
outono precoce
março que se despede
e flutua
a morte refletindo a vida
sem brilho refletindo a lua 

Houve ainda a perda imensa da psicóloga Shirley Mesquita, que as crianças e adolescentes de um centro de socialização de Londrina chamavam carinhosamente de “tia Shirley”. A perda dessa amiga me deixou sem fala e quando finalmente consegui escrever sobre ela, sal tão dolorido que pensei que aquele seria meu texto definitivo sobre a morte. Esse texto - “O sonho vão da imortalidade” – se encontra no livro “Todas as mulheres em mim” (2010). Segue um trecho: 

“Afinal, Senhor, nascemos, crescemos e multiplicamos e, quando enfim nos separamos, essa paisagem interior cria uma névoa de isolamento e nossos espíritos se apartam mergulhando no vazio. Ali, cada gota de felicidade não pode ser retomada porque cada um de nós já teve sua dose de embriaguez no cálice da vida, que não pode ser preenchido mais de um vez por alegrias porque dele também escorrem lágrimas, como o cristal do pensamento que se redime das culpas e dos medos. E, assim, transbordamos para a morte como almas líquidas e embarcações de saudades perenes e consoladas. Quem nos atravessa é o barqueiro, do qual não me atrevo a dizer nem o nome”; 

Com essas lembranças, atravessei a semana e me desculpem se hoje não escrevo um texto alegre. Agosto, com suas folhas caídas e o clima destemperado, sempre me abre a nostalgia. (FONTE; Crônica escrita pela jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI, celia.musilli”gmail.com página 2, caderno FOLHA 2, 4 e 5 de Agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares