sábado, 18 de agosto de 2018

A PRESENÇA DA MULHER NA POLÍTICA É UM DESAFIO


   As mulheres são maioria do eleitorado brasileiro, mas em 2018 continua sendo uma parcela minoritária nas eleições. Dados divulgados pelo Tribuna Superior Eleitoral dão conta de que, mesmo com cota mínima de verba destinada à campanha para as mulheres, o número de candidatas não avançou em relação ao 2014. A reserva de 30% do fundo eleitoral para elas não parece ter se revertido em mais candidaturas femininas. 
   Apenas 30,7% dos pedidos de registro para a disputa aos cargos de deputado estadual e 31,59% para as vagas de deputado federal são destinados às mulheres, conforme os primeiros dados divulgados pelo TSE. Pela legislação, ao menos 30% dos candidatos devem ser do sexo feminino nas disputas aos cargos promocionais – deputado federal, deputado estadual e vereador. Lembrando que, de acordo com a projeção do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística para 2018, as mulheres representam 51,9% da população brasileira. 
   Mas se na largada do processo eleitoral o número de mulheres é pequeno, até o final da campanha a presença de candidatas pode diminuir ainda mais, por conta de desistências e indeferimento de registros. Em 2014, a presença feminina chegou ao dia da votação, representado 22,6% dos candidatos. Após a apuração dos votos, as mulheres ficaram com apenas 10% das vagas na Câmara dos Deputados para o mandato iniciado em 2015. 
   O mais desanimador é que os registros de cargos para os quais não há exigência mínima a presença feminina é ainda menor. Para as eleições de outubro, elas representam aproximadamente 15% dos candidatos a presidente, ‘12% dos postulantes a governador e 18% dos que vão disputar um cargo no Senado. A diferença está entre os postulantes ao cargo de vice-presidente. Dos 13 candidatos a presidente, quatro escolherem uma mulher como vice. Um sinal de que a preocupação com as demandas do público feminino aumentou. Mas, por enquanto, só um sinal. A mulher brasileira na política ainda é um desafio. (FONTE: Página 2, coluna FOLHA OPINIÃO, 18 e 19 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares