segunda-feira, 6 de agosto de 2018

FÉRIAS NA SERRINHA



Ao tudo, tínhamos quatro meses de férias na escola. Quando chegava dezembro, ficávamos ansiosos porque, de vem em quando, viajávamos para a fazenda dos avós maternos – a Serrinha -, distante 4 km de Cássia dos Coqueiros (SP). 
   A mamãe passava dias preparando nossas malas. Na véspera, ela cozinhava farinha de milho, fazia pão, bolo para comermos na viagem. Quando a família era pequena, íamos todos na cabine do caminhão Alfa Romeo com o papai. Quando aumentou, passamos a viajar de caminhonete, A carroceria era coberta de lona, forrada com acolchoados, cobertores, travesseiros, e lá íamos para as nossas férias. Demorava mais de um dia para chegar porque até Ourinhos era estrada de terra. Lembro que, certa vez, pegamos tanta chuva que tivemos que passar a noite numa daquelas vendas à beira da estrada, em Cambará. 
   Era uma festa para nossos avós e tios a nossa chegada. Todas as manhãs acordávamos cedo, corríamos até o curral, subíamos na cerca, cada um com sua canequinha de alumínio ou esmalte, com um pouco de café e ficávamos esperando o leite tirado na hora. Hum... que delícia, meu Deus! Meus tios Paulo, Dodô e Amando chamavam as vacas pelo nome: Sertaneja, Londrina, Maringá, Apucarana, Arapongas, Fumaça, etc. Todas as manhãs, ele e os empregados ordenhavam cerca de 50 vacas, algumas à tarde também. Colocavam o leite em latões próprios, deixavam na portaria da fazenda, o caminhão passava e entregava na Nestlé. 
   A casa era azul e branca, cômodos espaçosos como em todas as fazendas. Em frente, o terreiro de café, uma estradinha por onde o gado passava para ir pastar; em seguida, uma pequena montanha com uma porção de angicos. De vez em quando, subíamos lá no alto para ver a bela paisagem. A sala de jantar tinha uma mesa grande com cadeiras num canto, a geladeira branca, meio arredondada GE (General Eletric), e no outro tinha uma cantoneira onde ficava o rádio que o vovô na sua espreguiçadeira, e a vovó na sua cadeira de balanço, ouviam todos os dias o programa do Padre Donizetti, de Tambaú. 
   A iluminação vinha de um gerador que funcionava por uma bomba d’água que o vovô tinha na fazenda. Descia quatro degraus e já era a cozinha, com outra mesa com dois bancos ao redor, um enorme fogão a lenha e um forno, de onde saíam os pães, os bolos, as broas de fubá, pau-a-pique, biscoitos de polvilho e outras comidas deliciosas que a Zefa fazia para todos. Ao lado, uma despensa onde eram guardados os utensílios de cozinha, uma mesa com moinho de café. Ó café era moído na hora, cada criança tinha a sua vez de moer e era acompanhado daquelas delícias, mais o queijo, pamonha e o leite com farinha de milho. 
   As nossas atividades eram variadas: levar comida na roça, andar a cavalo, brincar no terreirão, ajudar a apartar as vacas, pegar os ovos nos ninhos, brincar de cabra-cega, subir em árvores, pescar, comer e chupar frutas no pé, passear com a vovó pela fazenda, etc.
   Quando o papai chegava era hora de voltar para casa. 
   No início de julho deste ano, tivemos um minuto, tivemos o 1º Encontro da Família Sant”Ana, em Cássia. Resolvemos visitar a Serrinha. Tudo abandonado, sem vida, sem aquela alegria de outrora. Ainda há os angicos lá, no alto, mas a casa, o terreirão o curral acabando aos poucos. Uma tristeza só. Decidimos não voltar mais na Fazenda Serrinha. (FONTE: “Crônica escrita por IDIMÉIA DE CASTRO, leitora da FOLHA, página 3, caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, 4 e 5 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares