quarta-feira, 15 de agosto de 2018

QUANDO A POBREZA CHEGA ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES



   A Constituição Federal é clara ao determinar, em seu artigo 6º, os direitos sociais do cidadão – educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados - e que devem ser garantidos pelo Estado . Porém, estudo inédito da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), apresentado nesta edição da FOLHA, aponta que seis em cada dez crianças e adolescentes no Brasil vivem na pobreza, ou seja, 32,7 milhões de pessoas com até 17 anos estão exposto à vulnerabilidades. 
   Adotando um critério inédito no tratamento à pobreza entre crianças brasileiras, o relatório, que tem por base informações da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), de 2015, inclui não somente indicadores de renda per capita, mas também o cumprimento de direitos fundamentais garantidos na lei. Em resumo, o País falha grandemente na oferta mínima a uma população a quem credita seu próprio futuro enquanto nação. 
   “Incluir a prestação de direitos como uma das faces da pobreza não é comum nas análises tradicionais sobre o tema, mas é essencial para dar destaque a problemas graves que afetam meninas e meninos e colocam em risco seu bem-estar”, justifica Florence Bauer, representante da Unicef no Brasil. 
   Entre as necessidades, o relatório indica que 18 milhões de crianças e adolescentes 34,3% do total) são afetados pela pobreza monetária, ou seja, vivem com menos de R$ 346 per capita por mês na zona urbana e R$ 269 na zona rural. A falta de saneamento também atinge um grande número de meninos e meninas (13,3 milhões), seguido por educação (8,8 milhões) e água (7,6 milhões).
   O Paraná aparece com um panorama um pouco mais ameno, ocupando a quarta colocação entre os Estados que conseguem atender a essa demanda: 24,5% dos meninos e meninas vivem com renda de até meio salário mínimo, perdendo apenas para Santa Catarina (17,7%), Distrito Federal (20,2%) e São Paulo (21,5%). Vale ressaltar que os números , também na Pnad, consideram essa população com idades até 14 anos. 
   Em Londrina, parte do papel do Estado com esse público é assumido por entidades filantrópicas, como afirmam coordenadoras do Núcleo Espírita Irmã Secheilla. “Oferecemos desde alimentos até educação”, resumem. Mas há ainda histórias mais tristes, como a dos irmãos de 13 e 16 anos relatada pela reportagem da FOLHA, que vivem sozinhos, abandonados pela mãe e à própria sorte. Não vão à escola por falta de documentos e comem aquilo que o dia lhes reserva. (FONTE: Página 2, coluna FOLHA OPINIÃO, quarta-feira, 15 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares