quarta-feira, 15 de agosto de 2018

A REVOLUÇÃO POSSÍVEL



   Ás portas de mais uma campanha eleitoral, que decidirá quem vai ocupar os principais cargos públicos no Brasil, boa parte da população na esteira de uma crise econômica e ética que vem castigando o País já há algum tempo, demonstra um misto de apatia, desencanto e até raiva canalizada contra a classe política. O quadro é compreensível. Muitos brasileiros sentem que a democracia os convoca mais para financiar os poderosos do que para desfrutar direitos de um Estado que se diz democrático e social. Além de não se sentirem partícipes do jogo, convivem com notícias cotidianas de corrupção, desperdício e ineficiência no uso dos recursos públicos. As sensações passam pela impotência diante do “mecanismo” instalado, indiferença ou desprezo pelo processo eleitoral (que se revela na intenção de volto nulo ou branco) até revolta que, por vezes, descamba para atos de hostilidade. Outra forma da desilusão se manifestar é a tentativa ingênua de encontrar salvadores da pátria, na esperança de que os problemas se resolvam por meio de bravatas. 
   Apesar de haver motivos para o desalento, o compromisso de quem compartilha o inacabável projeto democrático exige um olhar mais democrático. Se a democracia é o governo do povo, sua força e efetividade estão intimamente relacionadas com a responsabilidade ética de cada um de seus integrantes. Essa responsabilidade certamente passa pelo voto livre, bem informado e consciente, mas de modo algum se esgota nisso. Saber escolher é apenas o primeiro passo; após, vem o dever de acompanhar, fiscalizar e cobrar. Mas também não se limita a isso. Um dos fundamentos da república é a cidadania e esse termo vai muito além de criticar governantes em redes sociais. Cidadania pressupõe o entendimento de que os os bens públicos, inclusive os imateriais, como a honestidade, por pertencer a todos, pertencem a cada um individualmente e, portanto, todos devem compartilhar o dever de cultivá-los. Parafraseando John F. Kennedy, temos, sim, o direito de perguntar o que o país pode fazer por nós, mas, ao mesmo tempo, temos o de dever de nos indagar o que estamos fazendo pelo país, pela cidade, pela comunidade. 
   Muitos se sentem impotentes para mudar as estruturas viciadas da política brasileira, mas a democracia exige que se tente. E se não for exequível revolucionar o sistema político brasileiro do dia para a noite, é possível fazer uma revolução individual imediatamente .Se não for possível para um de nós sozinho obrigar os governantes a serem honestos, certamente é possível agirmos com honestidade em tudo o que estiver ao nosso alcance. É possível viver sem adquirir produtos e serviços piratas, é possível não estacionar nas vagas reservadas a deficientes e idosos, é possível não emitir, pedir ou suar recibos falsos para abater o Imposto de Renda. Democracia exige responsabilidade individual e a pior postura diante das falcatruas dos poderosos seria replicá-las no nosso cotidiano. Se o exemplo não está vindo de cima, que ao mesmo parta dos debaixo.
   Se todos agirmos assim, certamente o Brasil, em poucos anos, figurará entre as nações mais desenvolvidas do mundo, tornando realidade as promessas constitucionais do projeto democrático. Se a maioria o fizer, o ganho será monumental. Se apenas uma minoria começar, demorará um pouco, mas assim como o desalento é contagioso o compromisso ético também pode sê-lo. Todavia, Se um único indivíduo assumir essa postura, já terá valido a pena. Se não para mudar a sociedade, certamente para mudar a si mesmo e influenciar positivamente aqueles que o rodeiam. Na pior das hipóteses, esse revolucionário poderá se orgulhar de ser exceção à terrível ideia de que, no fundo do abismo ético, existe apenas um imenso espelho. (FONTE; TERCIO ISSAMI TOKANO, advogado da União integrante do Grupo de Atuação Proativa da AGU (Advocacia Geral da União), página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 14 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinião@folhadelondrina.combr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares