sexta-feira, 24 de agosto de 2018

O FANTASMA DO DESEMPREGO


   Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, divulgado nesta semana apontam que Londrina acumula o fechamento de 1.136 vagas de janeiro a julho e de 2.927 no acumulado de 12 meses.. 
   Em reportagem publicada na FOLHA nesta semana sobre o assunto, um especialista afirmou que o fato de o município ter o setor de serviços e comércio como base da economia influencia nos resultados negativos. O problema é que é grande a informalidade nesses setores e falta indústria na cidade. Os últimos dados mostram ainda que o encerramento das atividades de une empresa de call center, no mês passado, resultou na demissão de 1.1 mil trabalhadores na cidade. 
   Municípios menores também sofrem com o desemprego. De janeiro a junho, também segundo o Caged, os três principais municípios do Norte Pioneiro, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, registram queda no saldo do emprego formal no setor do comércio. O entendimento é que, numa economia que passa por recessão, cidades que dependem de serviços e comércio mostram menor capacidade de recuperação do que municípios com agricultura e indústria fortes. 
   De forma geral, o mercado de trabalho encontra dificuldade para reagir diante de uma economia que não demonstra força. Segundo a última pesquisa Focus, a projeção para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) foi mantida em 1,49% neste ano. 
   Há uma semana, a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios). Do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontou a falta de trabalha para 27,6 milhões de pessoas no País, no segundo trimestre deste ano. 
   O desemprego é, sem dúvida, um dos principais problemas a serem enfrentados de forma mais urgente pelos próximos governantes. Todos concordam que o País tem que retomar a estabilidade econômica para voltar a gerar empregos para a população. O desafio é implantar projetos e programas que amenizem a situação. 
   Diante do cenário, muitos jovens iniciam a vida no mercado informal, sem a garantia de ingressar numa carreira e obter benefícios a longo prazo. Alguns caminhos seriam o estímulo a setores como construção civil -, que teve papel fundamental na retomada do crescimento econômico do País, mas fechou muitos postos de trabalho com a crise nos últimos anos -, à formação da mão de obra e ao empreendedorismo. (FONTE: Página 2, coluna FOLHA OPINIÃO, sexta-feira, 24 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares