terça-feira, 14 de agosto de 2018

OS CINCO ANOS DA LEI ANTICORRUPÇÃO


   O Brasil perde cerca de R$ 200 bilhões por ano por causa da corrupção. A afirmação é de especialistas em compliance ouvidos pela Folha de Londrina em reportagem de segunda-feira (13) sobre a Lei Anti Corrupção, que está completando cinco anos. É praticamente a soma de investimento do País em saúde, educação e segurança. A esperança dessa doença terrível começar a diminuir seus efeitos vem das operações como a Lava Jato e da promulgação da Lei Anticorrupção (12.846/2013). Algumas mudanças de comportamento no mundo corporativo já são perceptíveis, tanto que empresas alvo da Lava Jato foram forçadas a investir em segurança e melhorar suas prática de gestão. Mas ainda é preciso fazer mais. 
   A legislação foi sancionada em 2013, pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e regulamentada em janeiro do ano seguinte. Entre as punições previstas, estão multa administrativa de até 20% do faturamento bruto e o instrumento do acordo de leniência, por meio do qual os envolvidos em ilegalidades podem reparar o dano financeiro e se comprometerem a implementar mecanismos internos de integridade. 
   Quem poderia imaginar, cinco, seis anos atrás, que ações da Polícia Federal e dos ministérios públicos Federal e Estadual poderiam colocar atrás das grades alguns dos maiores empresários do País, ex-governadores e até ex-presidentes?
   Para o consultor Wagner Giovanini, entrevistado pela FOLHA, o Brasil se encontra num processo de transição. Falta muito terreno para alcançar no quesito honestidade entre políticos e empresários, mas é preciso reconhecer que progressos aconteceram. Com a existência da nova legislação, muitas empresas ficaram preocupadas em correr risco e passaram a investir em mecanismos de integridade. É uma forma de prevenir irregularidades, evitar multas e proteger seus executivos. 
   Disseminar as boas práticas de compliance é importante para reforçar a necessidade de atenção por parte das empresas e do poder público. O Grupo Folha de Comunicação entende que a divulgação da chamada Lei da Empresa Limpa é uma forma importante de combater a corrupção, tanto que no ano passado a transparência nas organizações foi tema de um dos EncontrosFolha. É preciso que o setor público e o poder privado estejam realmente comprometidos em implementar mecanismos que dificultem a corrupção e responsabilize durante os culpados. E não só punir, mas devolver o dinheiro roubado para que ele seja revertido em benefícios para a população. (FONTE: Página 2, coluna FOLHA OPINIÃO, terça-feira (14) de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares