sábado, 1 de setembro de 2018

É PRECISO FALARSOBRE SUICÍDIO



   Questionada cada vez mais por especialistas e autoridades na área de saúde, a estratégia de evitar falar sobre suicídio para não estimular casos tem pouco apoio quando a intenção é a prevenção. Tanto que a campanha intitulada “Setembro Amarelo”, que ganha as ruas a partir deste sábado (1º), busca discutir o assunto e divulgar ações preventivas. Como a Folha de Londrina mostra em reportagem nesta edição de fim de semana, o suicídio é um grave problema de saúde pública e reuniu recentemente em São Paulo especialistas no tema. A FOLHA participou como convidada. Todos os palestrantes alertaram que é preciso falar, discutir, ajudar, previr e buscar ajuda adequada o quanto antes. 
   Muitas vezes é difícil buscar ajuda porque a depressão, maior fator de risco, é um estigma. Especialistas ouvidos pela reportagem comentaram que, apesar de a depressão ser bem mais aceita socialmente como transtorno de saúde, muita gente evita falar ou assumir o problema. No caso dos adolescentes, a questão é ainda mais delicada, pois há fatores específicos da faixa etária, como a baixa autoestima. O psiquiatra Teng Chei Tung, coordenador dos serviços de Pronto-Socorro e Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas e da Universidade de São Paulo, explicou à FOLHA que, quando se fala em suicídio, é preciso pensar em um fenômeno que traz uma convergência de fatores, o que inclui aspectos fisiológicos, sociais e culturais, combinados, muitas vezes a experiências de trauma ou perda. Ele cita também o bullying e presença do transtornos psiquiátricos não diagnosticados adequadamente como fatores de atenção. 
   No Paraná, adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos tiveram a maior taxa de suicídio no período de 2013 a 2017, representando 25,5% das 3.510 mortes por lesão autoprovocada, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Curitiba é a cidade com maior número, 109 mortes nesta faixa etária; em seguida, vêm Londrina (48) e Maringá (28). 
   O suicídio é uma morte evitável e, segundo o Ministério da Saúde, a existência dos Caps, os Centro de Atenção Psicossocial, reduz em 14% o risco de suicídio. Entidades como o CVV, Centro de Valorização da Vida, também fazem um grande trabalho. 
   Setembro é o mês escolhido para chamar a atenção sobre o suicídio, mas os pedidos de socorro de quem está prestes a tirar a própria vida não tem dia e nem hora para se manifestar. Estar atento ao menor sinal para apoiar ou pedir ajuda de especialistas é a atitude mais importante. (FONTE; Página 2, FOLHA OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br 1 e 2 de Setembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares