domingo, 12 de agosto de 2018

O CAVALO COMO MEIO DE TRATAMENTO


   Os benefícios da equoterapia para auxiliar no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais estão no Multi Agro desta semana 

   A equoterapia é um método terapêutico com cavalo utilizada para desenvolver e estimular o corpo e a mente das pessoas com necessidades especiais. O Multi Agro desta semana apresenta o trabalho desenvolvido com essa prática no Parque Ney Braga. 
Não se sabe ao certo desde quando os cavalos começaram a ser usados em processos terapêuticos. Acredita-se que a equoterapia seja praticada desde a Grécia Antiga. No Brasil, o método foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina em 1997 e atualmente mais de 30 países utilizam a técnica. 
Segundo Doris Alho, responsável pela equoterapia no Parque Ney Braga, não há idade para realizar o tratamento. Ele é indicado para quem possui alguma deficiência física ou mental, porém pode ser feito também por crianças que têm déficit de atenção e de aprendizagem.
Ela explica que “com o andar do cavalo, que executa um movimento tridimensional nós conseguimos normalizar o tônus muscular, a coordenação, a lateralidade”. As aulas também mexem com as cordas vocais ajudando a soltar a fala, a concentração e a autoestima dos praticantes.
Mas não é somente colocar o aluno em um cavalo e fazer os exercícios. Segundo Alho, a partir do diagnóstico da pessoa é escolhido o animal que irá trabalhar com ela. “Se eu tenho uma criança que é hipertônica e eu pegar um cavalo que tem uma amplitude do passo muito longa, vai piorar a situação. Se ele andar rápido também”, explica. 
Os cavalos que são utilizados na terapia são selecionados de acordo com algumas características. A responsável diz que o animal não precisa que seja de uma raça específica. “O que importa são os detalhes como a andadura, amplitude de passo, perímetro torácico e mansidão do animal.”
Um dos praticantes da equoterapia no Ney Braga é o Lucas Cordeiro. Ele tem anóxia ( diminuição do oxigênio no sangue) o que o impede de ter controle sobre seus membros. O cavalo utilizado com ele tem amplitude do passo maior e é mais ligeiro para que sejam trabalhados o equilíbrio e o controle de Lucas. “Ele era muito molinho. Agora já coloco ele no braço e ele fica mais firme. É uma alegria muito grande”, conta a mãe Sidneia Cordeiro. 
O programa vai ao ar no próximo domingo às 8h na Multi TV (canal 20 e 520 da NET) com reprises diárias. (FONTE: REPORTAGEM LOCAL, página 2, 
caderno FOLHA RURAL, MULTI AGRO, 11 e 12 de agosto de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares