quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TOSSE QUE NUNCA VAI EMBORA PRECISA DE AVALIAÇÃO MÉDICA




   Incômodo respiratório  costuma estar associado a sinusite, asma ou problemas gástricos. Se persistente, não deve ser ignorado.

   Uma das principais queixas nos consultórios médicos, a tosse é um alerta irritante do corpo de que há algo de errado. Pode ser sinal de um problema respiratório simples, de um problema grave que atinge os pulmões ou até mesmo de complicações gástricas. O certo é que, persistindo por mais de 3 semanas, ela não pode ser ignorada e precisa de avaliação médica. 
   “ A tosse é a queixa mais comum no consultório do pneumologista, até porque ela é sintoma de muitas doenças. Por isso, quem está tossindo há mais de três semanas precisa de uma avaliação médica, para verificar se há algo mais grave “, afirma o pneumologista Marcelo Tuleski, do Hospital Ipo.
   O principal a ser descartado num quadro de tosse persistente é um caso de tuberculose. A doença ainda é um problema sério de saúde pública no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde , 70 mil novos casos de tuberculose são registrados no país por ano. O número fez o Brasil ocupar a 17ª  posição posição entre os 22 países responsáveis por cerca de 80% do casos de tuberculose no mundo.
   “ Embora não seja a principal causa das tosses persistentes, a tuberculose é a mais grave delas “, explica o infectologista Bernardo de Almeida, do Hospital de Clínicas de Curitiba, Outras causas comuns para a tosse que dura mais de três semanas são as asma, a sinusite crônica e o refluxo gastroesofágico.
   Nos dois primeiros casos, o inverno é um fator que influencia negativamente. A piora da tosse nos dias mais frios, inclusive,  é levada em consideração na hora de fazer o diagnóstico. Quando o médico desconfia de sinusite crônica, pode solicitar uma tomografia. Mas na maioria das vezes, apenas o exame físico e o histórico clínico do paciente são usados para diagnosticar o motivo da tosse.
   Nesse histórico, o médico observa, por exemplo, se o paciente passou por um quadro infeccioso recente das vias respiratórias. Em muitas situações, a tosse é só um rescaldo do estrago feito pela infecção. Assim, nada mais é que um quadro pós infeccioso. Pode durar até um mês, tempo necessário para reabilitação completa das estruturas afetadas pela infecção.
   “ Quanto mais intenso o quadro de infecção, maior o estrago e mais tempo para o organismo se recuperar. Daí a tendência de ficar tossindo “, diz Almeida.

   MEDICAÇÃO

   Quando a tosse é um sintoma pós-infeccioso, o jeito é esperar. Xaropes e receitas caseiras – como gargarejo com água e sal – podem ajudar a aliviá-la. Mas só mesmo a melhora das mucosas afetadas pode eliminá-la. Em outros casos, se o motivo da tosse não for tratada, ela não vai embora.   A tosse só é medicada quando se torna crônica e, mesmo em se tratando a causa base, não melhora. Para esses paciente, é utilizado um medicamento chamado cadeina. Parente da morfina, essa substância age no mecanismo do cérebro que provoca o estímulo da tosse.
   O acesso à cadeína é controlado, feito apenas com prescrição médica. ( CAROLINE OLINDA/GAZETA DO POVO ).

   CLASSIFICAÇÃO

   De aguda à crônica
·        3 semanas
Tosse crônica

Em geral, causada por um quadro infeccioso que afeta as vias aéreas superiores e até o pulmão. Costuma vir associada a outros sintomas, como febre e dores. Precisa ser avaliada por um médico para descartar doenças graves, como tuberculose.

·        3 a 8 semanas
Tosse sub-aguda

Normalmente é  evolução de um quadro infeccioso. Nesse caso, a permanência da tosse pode ser sinal de que a virose, por exemplo evoluiu para um traqueo-bronquite aguda. Pode ser indicação também de que a mucosa também atingida pela infecção ainda não se recuperou completamente.

·        * 8 semanas  ou mais
              Tosse crônica

Algo está errado. Pode ser uma alergia, reação a algum medicamento e até refluxo gastroesofágico. Precisa ser analisada por um médico, que irá fazer uma avaliação física do paciente e do histórico clínico , além de solicitar exames laboratoriais.

INCIDÊNCIA

TUBERCULOSE É A DOENÇA MAIS PERIGOSA


A doença não costuma ser a principal causa da tosse crônica, mas é a mais perigosa. No ano passado, 2.152 pessoas contraíram tuberculose no Paraná, uma incidência de 19,4 casos para cada 100 mil habitantes. Em todo o país, foram 67.966 novos casos em 2014. O Amazonas é o Estado com maior incidência da doença. ( Página 7, geral , RESPIRAÇÃO, publicação do JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira, 5 de outubro de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares