sábado, 31 de outubro de 2015

PARQUE DE DIVERSÕES




   Assim como os pequenos circos que volta e meia armavam sua lona na pequena cidade e eram motivo de alvoroço e alegria, havia também os parques de diversões. No mesmo estilo do circo, o parque chegava à cidade e era sempre bem-vindo. Uma atração principalmente para a criançada por causa dos brinquedos coloridos. Na verdade nem eram muitos e se fosse hoje, nenhum seria aprovado pela segurança, mas isso não tinha a menor importância. Ficava cheio de pessoas indo e vindo, principalmente crianças, rindo e brincando nos balanços, chapéu mexicano, cavalinhos, trenzinhos, roda não tão gigante, barraquinhas de tiro ao alvo, pescarias, laços, argolas e outras brincadeiras. 
    Havia ainda as barracas do espelho mágico que refletia a gente em formas diferentes, a barraca de mulher barbuda, do gorila falso, tudo fazia rir, gargalhar, gritar. 
   Em algumas noites, eram apresentadas peças teatrais, abrindo grandes cortinas de veludo vermelhas, como tinha o Parque do seu Piva, que corria as pequenas cidades da redondeza. Hoje, passando dos oitenta anos, seu José Aldenuchi é muito conhecido em um bairro de Londrina onde mora. Sem perder o charme e elegância de apresentador, está sempre com seu chapéu coco preto e quando se toca no assunto, é com muita emoção que fala sobre os bons tempos de parque.
   Muita musica enchia os ares, provocando grande agitação e uma alegria contagiante. Foi numa dessas noites que eu, acompanhando minha irmã e o namorado dela, fomos ao parque de diversões. Estava tão radiante que não me contive e comecei a correr, feliz, no meio da multidão, olhando os brinquedos que rodavam, balançavam, voavam, misturados aos gritos e às gargalhadas. E como havia muita gente, dei um encontrão numa outra criança, tão forte, mas tão forte, que nós duas caímos com o nariz escorrendo sangue.
   Aí que o rebuliço ficou maior ainda: foi juntando gente, nos acudindo, a hemorragia que não parava: sentia uma dor forte no nariz, muita vergonha e o pior: a tristeza de ter que ir para casa, quase arrastada, carregando no coração a dor maior de não poder ficar no melhor lugar do mundo, naquela noite: o parque de diversões. ( ESTELA MARIA FREDERICO FERREIRA, leitora da FOLHA, página 2, FOLHA RURAL, espaço DEDO DE PROSA, sábado, 3l de outubro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares