quinta-feira, 29 de outubro de 2015

PROFESSOR COMPLEMENTA AULAS COM VÍDEOS NO YOUTUBE




   Criado há um ano, o canal tem quase 11 mil inscritos e já dá retorno financeiro
   O Youtube é uma ferramenta que já faz parte da vida da maioria dos conectados à internet. Na rede social, é possível encontrar de tudo que possa ser filmado em vídeos: de novelas antigas a filmes recentes, passando por clipes de música, brincadeiras, dicas de games e, até, produção acadêmica de qualidade. É o caso do canal criado pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) André Azevedo da Fonseca, idealizado para explorar novas mídias na produção acadêmica.
   Criado há um ano, o canal tem quase 11 mil inscritos e a última série apresentada, sobre a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, já somou mais de 130 mil visualizações. “Para quem está acostumado a falar para 30 pessoas em sala de aula e ter os artigos científicos publicados lidos por, no máximo, 40 pessoas, é uma marca assombrosa”, garante.
   Professor adjunto e pesquisador no programa de Pós-graduação em Comunicação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da UEL, Fonseca começou a se arriscar no Youtube depois de um estudo – provocação que fez a seus alunos no curso de Comunicação Social. “ Estávamos falando sobre novas tecnologias na comunicação, novas mídias e recursos digitais. E fui estudar o Youtube.  Fiquei tão animado com as possibilidades que meus alunos me pegaram pelo pé: se é tão legal porque não cria um canal?”, ri. Ele topou desde que os alunos também fizessem um. “Exercitamos algumas experiências bem legais”, conta.
   A paetir daí começou a desenvolver temas que não são propriamente aulas, mas servem como complementação, principalmente no mestrado, e ligados à produção e orientação de pesquisas com temas relacionados à Comunicação Visual, História Cultural e Imaginários Sociais. “Fui jornalista de TV e fazia um programa de entrevistas em Minas Gerais, então já tinha uma certa intimidade com a câmera”, diz. Com essa intimidade, resolveu mostrar assuntos ligados às ciências humanas.  “Apesar de desvalorizadas hoje,  as ciências humanas ajudam as pessoas a desenvolver uma reflexão ética. A técnica sozinha, quando não controlada pela ética, favorece o aparecimento de uma sociedade violenta, com paixões e ódios desenfreados”, aponta.
   O canal já possui vários vídeos de séries sobre determinados assuntos. A mais nova é sobre o pedagogo Paulo Freire e está atualmente no 16º capitulo  “Tem gente que ama, tem gente que odeia, e tem gente que nem conhece o trabalho de Freire. Com essa série, quero, pelo menos, apresentar um pouco desse trabalho”, explica. A ideia é que a série tenha cerca de 30 capítulos e possa ser vista em cerca de três horas.

   Vaquinha

Nessa coisa toda, aconteceu até uma vaquinha via Cartase, um site de crowdfunding (financiamentos coletivos) para que o professor pudesse comprar equipamentos digitais melhores para suas gravações. Por não ser um canal de entretenimento - que gera milhões desvisualizações – as aulas do professor chamaram a atenção até do próprio Youtube, que propôs a ele monetizar o canal. “Por enquanto, está rendendo só o suficiente com as despesas com a internet. Mas vai que um dia eu fique rico, né?”, brinca. ( TELMA ELORZA,
telmae@jornaldelondrina.com.br página 11, geral, TECNOLOGIA, terça-feira, 27 de outubro de 2015, publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares