quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SER PROFESSOR

   

   Procuro na literatura a resposta para a indagação que desafia a lógica instalada na realidade: por que professor? Discursos efusivos, reflexões fundamentadas e explicações biopsicossociais  invadem  alma, incoerentemente exausta e feliz, de quem acreditou um dia ter espírito transformador. E os dias transcorrem sempre diferentes, embora, habitualmente, repletos de indagações que inquietam o olhar observador. Crer sem ver, sentir sem constatar, sorrir com o coração sem perceber, persistir sem desanimar, lutar batalhas inglórias sem enfraquecer o ideal motivador.  Doar-se sem a certeza do acolhimento, acolher sem perspectiva de reconhecimento reconhecer-se semeador sem se incomodar com a aridez ou com a fertilidade das almas que ensina.
   Ensinar é verbo muito poderoso. Significa compartilhar o que se sabe para se construir um mundo mais harmônico, segurar as mãos da vida de outro, para que esse transponha seus medos de viver e se faça a melhor versão de si mesmo, todos os dias. Significa sentir-se ameaçado pelo conhecimento pulsante na realidade científica e, ao mesmo tempo, motivado a saber mais e mais só para continuar se sentindo humano.
   Que ser estranho esse! Os lábios são capazes de sorrir mesmo que a alma chore, os olhos mantém o brilho da fé na humanidade, mesmo quando os homens destroem monstruosamente,  a bondade e a generosidade inerentes a uma criança. Que misterioso ser é esse tal de professor! Não se ilude, mas sonha, não agride mas abraça muitas lutas, não esmorece mas chora suas decepções, se cobra, se penitencia, mas planeja a felicidade de seus alunos como um eterno empreendedor
   Que magia é essa que mobiliza a coragem de se expor, a humildade ao se sentir julgado constantemente, as convicções mais íntimas que o tornam forte, invencível defensor das possibilidades?
   Talvez, a resposta para “por que se professor”  seja a mais simples possível – não se escolhe se eternizar pelas influências que se perpetuam nos caminhos dos próprios alunos, apenas se nasce coma garra de quem recebeu uma dádiva divina, porque não é possível e tornar professor nas universidades. É necessário mais que conhecimento acadêmico,  mais eu certificados, muito mais que pesquisas e estudos para ser capaz de educar, até quem resiste a aprender. E talvez, só talvez, o poeta tenha encontrado a máxima que caracteriza o professor: “A estranha mania de ter fé na vida”. ( ZULEIKA TOLEDO, docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Unopar, em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira. 15 de outubro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares