sexta-feira, 2 de outubro de 2015

ÁGUA E QUALIDADE DE VIDA




   Com exercícios voltados a capacidades neuromotoras, hidroginástica pode ser aliada da Terceira Idade
   Se na antiguidade, a imersão na água era utilizada como tratamento e relaxamento, hoje, uma aula em meio aquático se tornou uma aliada da Terceira Idade quando o assunto é qualidade de vida. Através da hidroginástica , este público consegue desenvolver atividades especificas para suas capacidades neuromotoras. É a oportunidade para exercitar a agilidade, coordenação motora, ritmo, tempo de reação e equilíbrio.
   Uma das autoras do livro “Hidroginástica para Idosos: Planejamento, aplicação e orientações metodológicas com ênfase nas capacidades neuromotoras”, a professora de Educação Física Maria Amélia Séncio Paes, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), de Londrina, explica que se trabalhada nestes aspectos, a hidroginástica pode levar o aluno à promoção e, manutenção da autonomia no dia a dia. “ Exercícios em solo, em cama elástica e na água ajudam a melhorar a aptidão física do idoso. Mas a água tem uma vantagem em relação ao equilíbrio. Ela oferece menor risco de lesão e impactos “, observa a mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde. Ciência da Saúde Denilson de Castro Teixeira, Maria Amélia pesquisou e  levou para o livro estratégias que fazem da hidroginástica a atividade física perfeita para a Terceira Idade. Segundo ela, os idosos, uma vez na água, se sentem acolhidos pelo meio aquático, e se mostram muitas vezes, capazes de praticar exercícios que não conseguiriam do lado de fora da piscina. São exercícios muitas vezes associados a uma melhor mobilidade e movimentação mais segura no cotidiano. “ Os idosos não têm necessidade de saber nadar, já que as piscinas para hidroginásticas costumam ter 1,20 metros de profundidade no máximo. É seguro “, salienta. A hidroginástica  também aparece  como porta de entrada para natação no caso daqueles que se sentem dispostos a dar mais este passo na prática de atividades físicas.
   Seja com pequenos saltos de elevação de joelhos, giros corporais ou mesmo deslocamento para trás, quem está na água sente-se pesando cerca de 30% a menos por conta de características do meio. Isso acaba fazendo a diferença no resultado da aula, defende a pesquisadora. Ao mesmo tempo, o corpo sofre estímulo da pressão hidroástica e da temperatura da água, o que auxilia na circulação e em problemas articulatórios. “ Imagine como um  idoso que tem problemas de locomoção se sente quando encontra um ambiente assim. Para eles, a aula é também um momento de percepção sobre si mesmos “, pontua a professora.
   Os idosos envolvidos na hidroginástica, conforme ela, reconhece suas capacidades de movimentos corporais e ganham a chance de resgatar um pouco da sua autoestima. “ Muitos que fazem hidroginástica nem conheciam antes uma piscina. É muito bom ver os aluno se descobrindo livres dentro da água. ( ANTONIELE LUCIANO – REPORTAGEM LOCAL – FOTOS: ANDERSON COELHO ).

   DIVERSÃO E NOVAS AMIZADES
                 


   A hidroginástica está longe de ser apenas uma atividade prazerosa para o corpo. Há 35 anos na área de atividades aquáticas, a professora Maria Amélia Sêncio Paes, de Londrina, relata que a prática atende também questões de socialização dos alunos da Terceira idade. “ Na hidroginástica, eles conversam, trocam receitas e experiências, contam histórias. É diferente da natação, quando as pessoas não conseguem muito conversar entre si “, observa.
   Quando se matriculou numa escola de hidroginástica, a aposentada Augusta de jesus, 90 anos, ainda sentia dores na lombar ao entrar pela primeira vez numa piscina. “ Já tinha experimentado de tudo, até acupuntura. Foi dentro da água que parei de ter essas dores”, recorda. Hoje, oito anos depois, ela diz se sentir renovada depois de cada aula. Augusta gostou tanto que tentou levar os familiares para participar. Quem a acompanha é a filha, Cândida Teixeira, de 62, que por enquanto está tentando prevenir os problemas de saúde. “ Ela tinha algumas dificuldades de locomoção e agora está melhor, faz suas tarefas sozinhas, é bem dinâmica “, comenta sobre a mãe.    

    Colega das duas, Tereza Ferreira, de 80. Vê nas aulas mais do que uma recomendação médica, como foi no caso dela, devido a dores nas pernas. “ É também um momento de fazer amigos “, define. (A. L), ´páginas 10, 11 e 12, FOLHA DA SEXTA  ESPECIAL, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sexta-feira, 2 de outubro de 2015).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares