domingo, 4 de outubro de 2015

GENTE TAMBÉM DEIXA RAÍZ



   

   Moradora da região de Belo Monte quer escrever um livro que testemunhe o lado B da história


   Antonia Melo é uma moradora da região de Belo Monte tão resistente como uma velha árvore. Passou os últimos seis meses ouvindo as máquinas pondo abaixo as casas da vizinhança até que chegou sua vez. Um dia, encontrou o muro dos fundos de sua casa derrubado junto com um pedaço de floresta que lhe servia de quintal. Enxotada do lugar onde criou seus filhos e netos, ela é mais uma entre tantos moradores que perderam não só a casa, perderam o espaço onde passaram a vida. Antonia foi entrevistada pela jornalista Eliane Brum, que tem publicado matéria no El País onde relata aquilo que a presidente da República não conta quando enche a boca na ONU para falar de “ energia limpa “.
   A hidrelétriva, na verdade, não vai só aumentar a potência energética do país, vai aumentar a miséria de uma população que vivia da pesca e da pequena agricultura, um contingente de milhares de pessoas que são nossos refugiados, colhidos por um naufrágio à beira do rio Xingu. Imaginem o que não  é o impacto de outro Brasil chegando de repente para tomar seu mapa, arrombar sua porta e derrubar seu muro, transformar sua morada numa pilha de tijolos e, em contrapartida, oferecerem pela desapropriação de sua vida míseros R$ 12 mil reais, consumidos rapidamente em alugueis pagos em Altamira (PA), onde a população vai se alojando como podel
   O conjunto habitacional onde antigos moradores da beira do caudaloso Xingu estão sendo realocados bem merecia o título sincero de Minha Casa, Minha Vida Falida. Lá, em cubículos alinhados como uma colmeia, milhares de pessoas tentam seguir a nova ordem , depois que as máquinas derrubaram os alicerces de sua própria existência.   As construções de barragens são sempre uma cena de horror. Em 1984, acompanhei o desmanche das vilas dos trabalhadores de Itaipu, onde encontrei as mesmas colmeias inóspitas com ex-operários amontoadas antes da mudança. Terminada a construção da usina, acabou o trabalho, e uma multidão pegou a estrada em busca de um futuro que possivelmente ficou  pelo caminho.
   O conjunto habitacional de Melo Monte, que vi em fotografias, tem outra finalidade: servir de moradia permanente a quem perdeu sua casa nas desapropriações. Quem faz as plantas dos conjuntos habitacionais deve padecer de algum problema com a vida, de um descompasso que não permite imaginar um jardim, uma praça decente, uma árvore entre os postes. Criam monstrengos que dão às cidades um aspecto doentio, de vida sem vida, de teto sem gente, de bairro sem alegria.
   Belo Monte, cuja licença de operação está suspensa pelo Ibama porque não foi cumprida a pauta socioambiental prometida, continua sendo uma ameaça a milhares de pessoas que não vão usufruir de “ energia limpa “ nem de ! vida sustentável “. Quando o Brasil poderia dar o salto em matéria de modelos de energia, foi tomado por um anacronismo do tempo da ditadura que previa transformar a Amazônia numa potência do agronegócio. O governo atual quer transformar a floresta num território de mineração, daí a necessidade de tanta energia elétrica. Além disso, a hidrelétrica não passa de um hidronegócio, nome dado pelos ambientalistas a esse projeto que vai matar o mítico Xingu. Dona Antonia quer escrever um livro para contar sua história, como uma velha  árvores ela foi arrancada da terra, mas vai deixar a raíz para quem ainda se importar com gente e florestas. ( celiamusilli@terra.com.br  página 4, FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI, domingo, 4 de outubro de 2015, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares