sábado, 10 de outubro de 2015

RELÍQUIAS




   Hoje vemos coisas se tornando obsoletas muito rapidamente.  O que era moderno se torna ultrapassado numa rapidez estonteante. O caso clássico dos celulares. Já outras coisas a gente lembra até com certa saudade,  mesmo as que nem tivemos muito contato.
   Alguém se lembra dos carros de boi ou dos moinhos e torradores de café , fogões a lenha, canetas tinteiro, lampiões  a querosene , assim como as carroças. O trançador, por exemplo, era uma peça que antigamente se usava para fazer corte de árvores e na falta de uma serraria, faziam-se as tábuas e o madeiramento para a casa dos pioneiros de nossa região. Hoje cortar uma árvore é crime, mas antigamente era uma necessidade para colonizar estas terras.
   Trabalhava-se na roça com enxada e arado. A terra era preparada,  tirando-se a mata. Faziam-se as leiras, que eram fileiras de terras amontoadas com os galhos e folhas e tocava-se fogo naquilo tudo virar cinza. A fumaça ia longe e o céu azul tornava-se um breu em pleno dia. A mentalidade era limpar a terra para plantar.
   O povo vinha de Catita conhecer o Norte do Paraná , onde a terra era livre de saúva, formiga que hoje infesta a cidade de Londrina. Os ingleses, desistindo de plantar algodão, tiveram uma ideia par ganhar dinheiro e acabaram fazendo melhor do que qualquer reforma agrária poderia fazer: vender lotes pequenos a preços acessíveis e a prazo. Venderam tudo e depois de muito trabalho de migrantes de praticamente todo o Brasil e outros tantos de estrangeiros, cá estamos com a nossa diversidade de cultura e com uma economia que, embora não esteja no seu melhor momento, não deixa de dar oportunidades a quem sabe lidar com crises mais políticas do que econômicas.
   No passado, vivíamos trocando de moedas, réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, uma alegria para quem coleciona moedas mas um transtorno para quem fazia economia com elas, pois perdiam o valor rapidamente. Eu tinha um monte delas em casa.  Nem sei que fim  tiveram.  Como disse, as coisas se tornam obsoletas muito rapidamente.
   Mesmo nós, às vezes, parecemos nos tornar obsoletos. Os filhos, cada vez mais cedo, aprendem a lidar com tecnologias e se não sabemos nos atualizar, ficamos sem saber sobre as coisas. Antigamente, os pais eram mais sábios e os velhos eram sinônimos de sabedoria.
   Talvez nós nos tornemos como as relíquias de um passado que vai perdendo para um futuro sem piedade, como moedas, sem valor perdidas em qualquer canto, se não modificarmos esta maneira da sociedade ver as coisas como descartáveis. Alguém lembra  da  expressão pai dos burros? Era do que chamavam o dicionário, hoje o pai dos burros é o Google. A pergunta é: qual será a mais nova relíquia do momento? Aguardemos o próximo segundo. ( DAILTON MARTINS, leitor da FOLHA, página 2, DEDO DE PROSA, Folha Rural, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 10 de outubro de 2015).         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares