sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O AMOR NOS TEMPOS DO BAND-AID



Dizem que só a lama cura. Quem nunca passou pela derrocada de um amor? Esperar em carne viva numa esquina quem não vem? Uma situação muito próxima de como os africanos entendem a saudade – a saudade, para eles, é o lugar onde uma criança chora e a mãe não escuta.
   O coração clama a presença do amado, mas o Eu não quer mais ouvir o coração. O que fazer para silenciar esse coração? Talvez seja esse um problema comum do amor no mundo atual, aprisionado na visão da ciência e atropelado pela velocidade cotidiana. Coitado do amor, foi colonizado por ditadores. O amor não é literal, o coração é uma metáfora. E a cicatriz é o amanhã. 
Um conselho aos psiquiatras: não tenham medo da lama, em nome dos pacientes – como diz Dalai Lama: “ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente”. Mas deixemos a autoajuda para os best-sellers.
   Um médico receitou. calmantes para uma amiga que atravessava tal lama, mas ele não percebia que na palavra lama tem ama, alma e mala. Ele via esse sentimento como um ralado de quem caiu da bicicleta, logo, pensou em Merthiolate. Até porque, hoje, Merthiolate não arde mais. 
   Aí o que aconteceu: o paciente percorreu o lamaçal com roupa de astronauta. Chegando ao outro lado do pântano, percebeu que a desilusão amorosa não foi sentida, como se tivessem roubado ela essa experiência. Como quem sai da anestesia pós-cirurgia sem saber o que foi feito nesse meio tempo. Ela continuava em standy. Pensou então que a cicatrização de uma ferida como essa precisava de sofrimento. 
   Outro caso. Após a dolorosa separação, o desiludido resolveu se engatar num novo romance. Aí apareceu o diabo da impotência. Resolveu tomar Viagra. Não deu certo. Eram brochadas extremamente sinceras.
   O senso comum alega que os subterfúgios para evitar a lama é tapar o sol com a peneira. Parece que o que faz sarar não é o Band-Aid no coração. ( FÁBIO BRINHOLLI, mestre de Psocologia e professor de Psicologia na Unopar, espaço ponto de vista, página 2, sexta-feira, 23 de outubro de 2015. Publicação do JORNAL DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares