sábado, 20 de fevereiro de 2016

PROCURADO


   Desde que chegou, Tilápia sempre foi o xodó da casa da minha vó Leninha, em Ibiporã. E antes que você pense, por causa do nome, que ele era um peixe, já vou esclarecendo que Tilápia era o galo de estimação da família. Já grande, todo rajado nas cores vermelho, laranja e preto e com um esporão de assustar, ele era tratado com muito amor e carinho por todos. Desde o vizinho até as crianças que passam todos os dias pela calçada da casa de minha avó, já que ele mora em frente a uma creche. 
   Como minha avó já está com uma certa idade e não tem mais aquele vigor que a juventude carrega, ter um cachorro para cuidar da casa é uma ideia descartada. Segundo ela “dá muito trabalho e tem que ficar gastando muito dinheiro”. O que é verdade. Gato já tivemos alguns mas hoje não é uma boa opção para animal de estimação. Com essa “lista negra de bichos”, o galo Tilápia foi a solução. Apareceu do nada e do nada fomos acostumando com ele.
   Apesar de ser apenas um galo, Tilápia era muito importante para todos. Viveu conosco por cinco anos e nos últimos tempos teve que ter até cuidado especial. Por conta de uma doença, já não conseguia mais subir na madeira que era seu lugar de dormir. Pior que isso, ficou um bom tempo sem cantar. Voltando à sua “rotina” de cantar somente após alguns remédios naturais. Mesmo assim, já não era mais o galo de antigamente teve que adaptar seu dormitório a uma caixa de papelão em uma área que fica em frente a cozinha. 
   Lá, o galo de “estimação, que era atração da vizinhança, teve que se acostumar. Toda noite, vó Leninha arrumava seu cantinho colocando a caixa de papelão, forrando o chão com alguns jornais por conta da sujeira e colocando uma vasilha de água e outra de milho, para o caso de ele sentir fome. Assim se foram vários meses em todos os fins de tarde. Ao amanhecer, tudo era tirado e guardado. 
   Tudo ia bem até que um dia como todos minha avó foi recolher o dormitório de Tilápia e não o encontrou. A partir daí começou a busca por ele. Andamos por todo o terreno, perguntamos para os vizinhos e nada. Então, o galo que tinha nome de peixe, comia igual gente e mais parecia um cachorro sumiu. Até hoje não foi encontrado. Neste momento pode estar sendo cuidado em outro lugar, já ter virado sopa ou até mesmo nem isso mais. Ele pode ser mais um galo para muitos, mas para nós era um pouco da calmaria do campo nesta selva de pedra chamada cidade. ( PEDRO MARCONI, estudante de jornalismo em Londrina, página e, espaço DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, sábado, 20 de fevereiro de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares