sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CONVERSANDO COM VOCÊ


   Interrompi a digitação de uma crônica para este meu blog, ao encontrar numa das revistas “Izunome”, nº 65, Maio de 2013, páginas 6, 7, 8 e 9, uma palestra, na seção Culto Mensal de Agradecimento, no dia 1º de maio - Dia do Trabalho. Serviu para sanar um problema que há tempo luto para não mais deixar acontecer, mas, involuntariamente, quando alguém vinha desabafar ou me pedir uma orientação, a interrupção se fazia presente e eu percebia a insatisfação na pessoa. E em mim, também, ficava algo estranho. Suponho que o mesmo possa acontecer com mais alguém. Resolvi transcrever o que mais me tocou, da palestra proferida pelo Revmo. Tetsuo Watanabe, aos messiânicos, no Solo Sagrado de Guarapiranga 1º de maio de 2013.

   “Logo que cheguei ao Brasil, ouvi muitos relatórios, e uma experiência me chamou muito a minha atenção. 
   Há um missionário que, ao participar da oficina da horta caseira, começou a plantar alface em casa. Ele sempre brincava com as crianças do prédio. Um dia, a esposa dele sugeriu que compartilhasse os pés de alface que plantara, com as crianças. Esse senhor foi, então, ao apartamento de dois irmãozinhos, mas eles tinham saído par passear com a mãe. Só o pai estava em casa. 
   Nesse momento, entregou os pés de alface e começou a explicar a respeito da horta caseira. O vizinho logo sentiu afinidade com o missionário e o convidou para entrar. Em seguida, começou a contar os problemas por que estava passando: saúde e desemprego. Então o missionário ofereceu-lhe Johrei e, a partir daí passou a visitar o vizinho diariamente, que, depois começou a frequentar o Johrei Center. Em pouco tempo os problemas de saúde foram se solucionando, e ele conseguiu o emprego que vinha procurando há muito tempo. (...)
   Ano passado, no mês de outubro, falei no Japão sobre a simpatia (...) E hoje, gostaria de acrescentar um ponto muito importante dentro do quesito simpatia. 
   Uma pessoa simpática é também um bom ouvinte. Todo mundo quando encontra alguém que o escuta e compreende seu sentimento, sente-se bem, não é? Sem perceber, procuramos nos relacionar com esse tipo de pessoa, pois naturalmente temos vontade de abrir nosso coração. Ao contrário, se aparece alguém que quer nos obrigar a concordar com o que ela pensa... quer nos convencer de qualquer forma, o coração parece ficar travado. (...) Outro dia, me apresentaram m poema muito interessante , de um autor desconhecido, que gostaria de ler para os senhores...

Quando te peço para me escutar, 
Tu logo começas a me aconselhar...
Mas não é isso que estou a desejar.

Quando te peço para me escutar,
Tu logo queres saber o motivo
da minha conversa.
Me desculpe, mas isso faz-me 
sentir muito mal.

Quando te peço para me escutar,
Tu logo pensas:
“preciso resolver esse problema...”
Pode parecer contraditório, mas
não é isso que estou te pedindo.

As pessoas oram a Deus,
porque Ele nada fala...
Deus apenas escuta,
não fica dando conselhos.
Por isso, por favor, apenas
me escuta em silêncio.

Se tu queres falar comigo,
espere alguns instantes,
até eu terminar de te falar.
Se assim o fizer, certamente,
meus ouvidos, irei te emprestar

   O que acharam?
   Isso explica porque Deus criou o homem dois ouvidos e apenas uma boca. Ou seja, Tem que ouvir mais e falar menos. E esse poema mostra claramente isso... (,,,) 

   Certo dia ele me pediu uma orientação:
   - Reverendo, muitos membros não praticam o que eu digo. Por que será? O que devo fazer?
   - Acho que é porque muitos membros pensam que você não está entendendo o problema deles.
   Ele ficou surpreso com a minha resposta e perguntou:
   - É mesmo? Mas por que o senhor acha que eu não entendo eles?
   - Porque quando conversa comigo, você sempre interrompe minha fala dizendo: “Já entendi! Já sei! Entendi muito bem o que o senhor quer falar”. Por isso, não consigo sequer terminar de discorrer sobre o que queria transmitir a você. Já que é assim comigo, certamente com outras pessoas não deve ser diferente. Antes de se tornar ministro, você um grande jogador de futebol. Por isso, tem ótimos reflexos, os quais acabaram se tornando o seu ponto fraco na comunicação com toda essa agilidade, quando você ouve alguma coisa, logo quer responder na hora. Sei que você diz a coisa certa, mas, na visão dos membros, como você interrompe a conversa deles, muitos devem pensar: “Puxa, o ministro não entendeu o meu sentimento...” Eu sei que você tem um grande amor, mas não está conseguindo transmiti-lo às pessoas. Por isso, procure ouvir com o coração, para ouvir a voz do coração das pessoas... Assim vai abrir confiança para que elas consigam abrir-se com você. 
   Mal eu acabei de falar isso, o Chiquinho logo me interrompeu e disse: “Já entendi! Agora entendi, reverendo!
   - Você está fazendo outra vez! Acho que ainda não entendeu! Depois de escutar tudo o que as pessoas querem dizer, não se apresse... dê um tempo... mastigue bem o que ouviu e, antes de falar alguma coisa, engula a saliva. Agindo assim, os membros passarão a sentir que você compreendeu o coração deles. 
   Ao escutar essas palavras, desta vez, ele ficou quieto, respirou fundo e engoliu a saliva para dizer: “Muito obrigado, reverendo! Agora caiu a ficha. Entendi. Vou praticar isso!”. (...) 

   Eu mesmo, dias atrás, vivi isso dentro de minha casa. Meu neto de três anos estava desenhando enquanto eu estava lendo jornal. Então, ele veio até ao meu lado e me mostrou o desenho, dizendo:
   - Olhe, vovô, o que eu fiz...
   Olhei para o papel e logo fui dizendo:
   - Puxa! Ficou muito bonita essa banana madura... bem amarelinha... parece bem gostosa, cheia de pintinha... Ele abaixou a cabeça e com ar de tristeza, foi embora sem falar nada. Eu pensei: “Ué... eu elogiei o desenho dele... por que ele ficou assim?
   Logo depois fiquei sabendo que ele foi correndo contar para a mãe dele:
   - Mamãe, eu não vou mais mostrar meus desenhos para o vovô... eu desenhei um navio amarelo e ele chamou de banana madura...”
   Então refleti: “Puxa vida, pensando bem, olhei o desenho, interpretei e logo dei minha opinião, sem ao menos ter a certeza do que estava falando... Eu não escutei o menino até o fim...”Demorei um tempão para reconquistar meu netinho...
   Creio que muitos conflitos familiares, são criados pelo fato que não conseguimos ouvir atentamente os filhos, netos e, principalmente, a esposa ou o marido. Realmente, é importante ouvir até o fim, porque toda pessoa que está sofrendo ou está triste, sente que ninguém compreende o sofrimento dela. Por essa razão, temos que lhes dar muita atenção. 
   Eu digo: quem ouve só de ouvido, ouve o que o outro fala coma boca. Mas quem ouve com a alma, consegue ouvir a voz da outra alma. Este é o verdadeiro ouvinte!
   Então, vamos nos tornar verdadeiros ouvintes?
   - Muito obrigado! Boa missão a todos!. ( FONTE: REVISTA IZUNOME, Nº 65, MAIO/2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares