sábado, 13 de fevereiro de 2016

DORMIR NA CASA DA TIA


   Quando éramos crianças, uma das coisas que a gente mais gostava de fazer era dormir na casa das avós ou das tias. Era uma sensação de liberdade, de coisa diferente, deliciosa. Pedia para a prima pedir para a mãe, sempre com medo que a resposta fosse não mas, depois de argumentar, de responder detalhadamente todas as perguntas, lá íamos nós, felizes da vida.
   Lembro-me de ir “posar” na casa da tia Ercília que ficava num sítio, na Água do Macaco. Ia à tarde, com as primas, a pé. Para ir parecia pertinho, já a volta, sem vontade e com preguiça, parecia longe! 
   Chegava lá e tudo era gostoso e diferente. Descendo um pouco pelo pasto chegávamos a um rio, limpinho e atraente, cheio de agrião nas margens, com peixes, mato, flores.
   Minhas primas costumavam lavar roupas no rio, além de levar panelas para arear, Também costumávamos pescar com peneiras, às vezes pegávamos peixes, outras vezes piramboias e até cobras, largando a peneira com tudo e correndo assustadas. Mas tudo acabava em risada. 
   A comida era tão gostosa! Não lembro bem o que, mas era mais gostosa que a da minha casa. À noite, chegando a hora do dormir, na casa pequena a gente dividia as camas e desmaiava. Não sem antes conversar baixinho e rir muito, até que a tia mandava ficar quietas porque já era tarde. Minha tia também me ensinava a rezar e a lembrar das pessoas da família que já haviam falecido, porque elas precisavam de orações e ao mesmo tempo não seriam esquecidas. Então eu dia lembrando e rezando e lembrando e rezando e agradecendo. E dormia. 
   Pelas cinco horas da manhã, acordava com um barulho gostoso: a conversa dos meus tios e primos e o rádio ligado em programas sertanejo. Dava vontade de ficar ali, quietinha, curtinho aqueles momentos mágicos, com o cheiro de café e de fumaça do fogão à lenha perfumando o ambiente. As músicas eram do larilalá, ao contrário da cidade que era o iêiêiê.
Léo Canhoto e Robertinho, Zé Fortuna e Pitangueira, Liu e Léo e tantos outros. E o locutor que chamava o povo para levantar porque já estava na hora de ir trabalhar. Realmente o povo começava cedo. Ia todo mundo, ficando os que cuidavam da casa, lavavam a roupa e faziam a comida levada para a roça, lá pelas 10 horas. 
   Aos domingos era melhor ainda: brincar no rio, andar a cavalo. Eu tinha uns primos muito levados, que gostavam de atazanar as meninas. Certo dia, eu, a Marlene e mais duas meninas resolvemos andar a cavalo, todas de uma vez só. Naquela moleza, lá íamos nós quando meu primo resolveu assustar o cavalo. E as quatro foram para o chão. E para aumentar nossa raiva, ele ria e caçoava.
   Com tanta gente seria impossível não sair briga. Nada, porém, que pudesse atrapalhar a alegria no meio daquela gente, de vida simples, apertada, difícil, na qual não faltava o respeito, o afeto e a ternura de uma família. ( ESTELA MARIA FERREIRA, leitora da FOLHA, página 2, espaço DEDO DE PROSA, caderno FOLHA RURAL, sábado, 13 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares