sábado, 6 de fevereiro de 2016

OS CAMINHOS DA INCLUSÃO


   Um País mais justo e igualitário será construído a partir do desenvolvimento pleno de toda a população. Condições igualitárias de acesso à educação, à saúde, a práticas esportivas, à segurança e ao lazer podem contribuir para corrigir diferenças históricas entre vários grupos da população. Censo da Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aponta que o número de matrículas para portadores de necessidades especiais nos cursos de graduação aumentou 54,6% no Paraná em 2014 (último dado disponível) com relação a 2013. 
   O índice é bem superior à média nacional, que ficou em 14,9% naquele ano. O dado decepcionante é que apesar da alta, as matrículas para pessoas com deficiência representam 0,3% do número total de ingressos no ensino superior. No Brasil, o índice ficou em 0,4%. É um percentual extremamente baixo para um grupo que compreende 45 milhões de brasileiros ou 23,9% da população total. Os números crescentes devem ser comemorados, mas também devem levar à reflexão: as condições são semelhantes para todos? 
   E, nesse contexto, é preciso avaliar não só matrículas nas universidades mas as condições de acessibilidade nas cidades como um todo, nas vias públicas, unidades de saúde, escolas e transporte público. Outro ponto importante é se esse grupo é atendido na rede básica em todas as suas necessidades. Não bastam criar programas pontuais que garantam alguns direitos, grupos minoritários têm que se sentir incluídos pela sociedade diariamente. E, nesse ponto, é preciso discutir importantes conceitos como preconceito, inclusão, respeito e cidadania. 
   Não tem sentido que no século 21, com a evolução da sociedade e a conquista de vários direitos, as pessoas sejam tratadas de modo diferente. A lei ratifica a igualdade entre as pessoas, mas é preciso vivenciar isso. ( FOLHA OPINIÃO folhaopiao@folhadelondrina.com.br página 2, sábado, 6 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares