sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O VÍRUS ZIKA E OS PLANOS DE SAÚDE



   A crise imposta ao Brasil pelo mosquito Aedes aegypti trouxe anteontem ao País a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (MS), Margaret Chan, mesmo dia em que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) convocava uma reunião extraordinária para discutir a mais recente ameaça que vem do mosquito, o vírus zika. 
   Para o encontro no Rio de Janeiro, foram convocados os integrantes do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde) para discutir as medidas de controle e enfrentamento do vírus zika e as ocorrências de microcefalia a ele relacionadas. Participaram da reunião 15 instituições, entre representantes de operadoras de planos de saúde, prestadores de serviços e órgãos de defesa do consumidor. 
   Um dos pontos mais importantes foi a criação de um grupo técnico específico para estudar a incorporação de exames para detecção do zika no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Detalhes nesse sentido já serão discutidos na próxima reunião do comitê, marcada para o início de março. Entre a visita de Margaret Chan e a reunião da ANS, desnecessário dizer que o último evento interfere mais na vida do brasileiro, já que o rol de procedimentos diz quais exames e tratamentos os planos de saúde devem pagar.
   O Aedes é agente transmissor da dengue, chikungunya e zika. Em se tratando do vírus zika, o Ministério da Saúde divulgou número que justificam a preocupação. O Brasil tem 583 notificações confirmadas para microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita, dos quais 67 casos confirmados por critério laboratorial específico para o vírus zika. 
   As notificações ocorreram em 235 municípios, localizados nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de janeiro e Rio Grande do Sul. O teste-rápido para identificar a dengue faz parte do rol da ANS desde 2000 – o teste para chikungunya foi incluído recentemente. 
   Agora, diante da epidemia causada pelo zika, é urgente o debate sobre a inclusão de novos procedimentos na lista de coberturas dos planos de saúde. Normalmente, a lista é atualizada a cada dois anos, mas esses novos danos epidemiológicos devem justificar uma nova edição. Assim como informar os usuários sobre seus direitos junto às operadoras. Em se tratando do Aedes , a informação é a melhor forma de combate-lo. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, sexta-feira. 26 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares