sábado, 27 de fevereiro de 2016

COMPOTAS DA VOVÓ




   Mesmo quem não é muito fã das frutas in natura costuma se deliciar om os doces em calda. Confira receitas para adoçar seu final de semana 

   DOCE DE JABUTICABA EM CALDAS

   INGREDIENTES

   1 kg de jabuticaba madura / 1 kg de açúcar cristal / 1 litro de água

   MODO DE PREPARO - 1º dia
   Lave bem as jabuticabas e, cuidadosamente, retire apenas os caroços. E uma panela, coloque as jabuticabas e cobre com água. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Após esfriar, escorra as jabuticabas e lave-as 6 vezes retirar o gosto adstringente. 
   Coloque-as novamente em uma panela com água e ferva por mais 30 minutos. Deixe as frutas esfriares e lave-as por mais 3 vezes. Reserve-as para o dia seguinte. 

   2º dia

   Coloque 1 litro de água e 1 kg de açúcar em uma panela e leve ao fogo até ferver. Quando o açúcar estiver fervendo, acrescente as jabuticabas e deixe por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar, Depois de esfriar, leve ao fogo novamente até que a calda obtenha o ponto de fio (quando ao colocar a calda entre os dedos polegar e indicador e afastá-los, se formará um fio). Então o doce estará pronto. 

   COCADA BRANCA DE COLHER

   INGREDIENTES

   3 cocos secos (médios) ralados / 400g de açúcar cristal / 4 cravos

   MODO DE PREPARO 
   Faça uma calda rala com 200ml de água, o cravo, a canela e o açúcar. Deixe a calda ferver, sem mexer. Quando a calda começar a engrossar, acrescente o coco ralado. Mexa sempre até que a calda chegue ao ponto de caramelo (mole). Deixe esfriar um pouco e coloque em um recipiente (tigela). Esta cocada é para se comer de colher, por isso é também conhecida como “cocada de colher”.


   DOCE DE ABACAXI EM CALDA

   INGREDIENTES

   1 kg de abacaxi / 600g de açúcar refinado / 2 litros de água / 3 cravos / 2 pedaços de canela em pau 

   MODO DE PREPARO

   Descasque e corte o abacaxi em cubos, não utilize o miolo do abacaxi. Numa panela grande, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela. O doce estará pronto quando a calda estiver no ponto de fio. O ponto de fio se caracteriza quando a calda escorre da colher de modo contínuo formando assim, um fio. 

   DOCE DE GOIABA EM CALDA 


   INGREDIENTES

   3 kg de goiaba do tipo vermelha / 1 kg de açúcar cristal / 7 cravos Água

   MODO DE PREPARO
   Lave, descasque e corte as goiabas ao meio, retirando as sementes. Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes, cubra com água e leve ao fogo alto. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Depois que começar a ferver, você deverá mexer com mais frequência. O doce estará pronto quando começar a soltar do fundo da panela. ( Fotos: Divulgação – FONTE: Campanha Doce Equilíbrio, páginas 22 e 23, Á MESA, FOLHA DA SEXTA, sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares