quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

AINDA OS TROTES VIOLENTOS


   A aplicação de trotes em calouros que entraram na universidade é uma prática antiga, que perdura ao longo das gerações. O que começou com o intuito de integrar os estudantes universitários, infelizmente evoluiu para atos de humilhação e violência física. É triste que em 2016, depois da conquista de vários direitos civis e de grupos minoritários na sociedade brasileira, a imprensa ainda tenha que noticiar casos de violência física ocorridos em trotes a calouros universitários. 
   A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar suspeita de trote violento envolvendo um aluno do primeiro ano do curso de Agronomia de uma universidade particular. O estudante tem apenas 17 anos e segundo relatos da mãe à reportagem da FOLHA, teria entrado em coma alcoólico depois de ter sido obrigado a ingerir cachaça. Ele também teria sido espancado. Segundo o delegado que apura o caso, os responsáveis podem ser indiciados pelo crime de tortura. Segundo a mãe, o rapaz estaria traumatizado e não quer mais frequentar a universidade. 
   É fato que nos últimos anos as universidades  têm concentrado esforços na tentativa de banir trotes violentos. Já foram registrados avanços, mas também é preciso lembrar que ações violentas ou humilhantes ainda ocorrem e, o pior, dentro das dependências das instituições. Nem todos os casos chegam a conhecimento público. É importante que a sociedade volte a discutir mais intensamente o assunto. Somente por ações de educação e conscientização é que essa prática poderá ser extinta. 
   Além disso, é importante que as autoridades e a instituições punam exemplarmente os alunos que praticarem atos violentos. Em um primeiro momento, somente esse tipo de ação pode coibir a violência. As instituições devem ficar vigilantes para impedir qualquer movimento de alunos veteranos contra calouros e, para isso, é importante a presença de líderes que promovam ações conjuntas e de integração. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br quinta-feira. 25 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares