segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NÃO EXISTE BANDIDO BOM


   1 – Há os bandidos de cima e os bandidos de baixo. Os dois grupos estão em guerra contra a lei, a ordem e a polícia. Numa guerra, como se sabe, há dois tipos de pessoas: aliados e inimigos. É preciso escolher um lado. No Brasil e em Londrina, a maioria absoluta está ao lado da polícia, da ordem e da lei. Isso não implica justificar excessos e crime cometidos em nome da lei; simplesmente é uma questão de clareza ética e honestidade intelectual. Insinuar que bandidos e policiais são todos iguais é ceder à pior tentação de nosso tempo: o relativismo moral. Eu fendo a polícia, embora possa criticá-la. Existem policiais ruins, mas não existe bandido bom. 

   2 – Os ladrões do dinheiro público são os bandidos de cima. Já destruíram a economia do país em benefício próprio. Agindo na sombra, conseguem permanecer longos anos no poder, aparelhar as instituições e garantir seus apartamentos de luxo e estâncias paradisíacas, à custa do cidadão comum pagador de impostos.

   3 – Mas há também os bandidos de baixo. Aqueles que apontam a arma contra o mesmo cidadão comum e levam seus bens (quando não a sua vida). Aqueles que mataram Alice e Antonio. Aqueles que espalham o vício entre a juventude. Aqueles que roubaram mais de vinte vezes a mesma rede de lojas. São os assaltantes sem cargo público, sem imunidade, responsáveis diretos pela liderança do Brasil no vergonhoso ranking mundial de assassinatos.

   4 – Os assaltantes de cima usam como armas os impostos, as taxas, a máquina pública, os cabides de empregos e, é claro, a corrupção sem fim. Os assaltantes de baixo tocam o terror. As duas elites têm em comum o desprezo pelos valores espirituais, a dependência mútua, o amor pelo crime e o ódio à polícia. Se pudessem, acabariam de uma só vez com a Polícia Federal e a Polícia Militar. Varreriam do mapa o juiz Sergio Moro e o japonês da PF e toda a corporação da PM. 

   5 – Agora os bandidos de baixo estão executando policiais no Paraná. Se qualquer outra categoria profissional estivessem sendo alvo de matadores, a mobilização da sociedade civil já seria intensa, e com toda a razão. Não podemos aceitar a morte de trabalhadores. Não podemos aceitar o assassinato do soldado Cristiano, que poderia ser filho ou irmão de qualquer um de nós. Cristiano foi morto na noite de sexta, aos 33 anos. Sim, as mortes que seguiram à do soldado são calamitosas e devem ser investigadas e punidas com o rigor da lei., especialmente se houver vítimas inocentes. Não se pode, porém, perder o foco nem ceder à inversão de valores: lembremos que o objetivo final dos bandidos é (sempre foi) destruir a polícia. A vida de Cristiano foi destruída, a PM não pode ser!

   6 – Se ficarmos calados, de tanto roubar o nosso dinheiro e a nossa liberdade, os bandidos vão acabar roubando a nossa vida. 

   7 – Que a Mãe de Deus interceda por nossa cidade. Que p seu Filho, e ressurecto aos 33 anos, tenha piedade de nós. ( CRÔNICA do escritor PAULO BRIGUET, extraída da página 5, FOLHA GERAL, espaço AVENIDA PARANÁ, por Paulo Briguet. Fale com ocolunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br, segunda-feira. 1 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares