segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A MÚSICA NÃO PODE PARAR


   Projeto Criança Feliz, que há sete anos contribui para a formação musical de crianças e jovens, depende de ajuda financeira para não fechar as portas

   O nome já diz: Criança Feliz. Idealizado pelo empresário Gelson Batista Alcântara, o projeto social que atende crianças e adolescentes na zona leste de Londrina vem desde 2009 batalhando para proporcionar alegria e oportunidades através da música. Entretanto, todo esse trabalho pode estar com os dias contados. Isso porque é preciso pagar as contas fixas do espaço, assim como a manutenção dos instrumentos e os professores de música para que os alunos tenham um ensino de qualidade e de compromisso, sem pagar nada. 
   Os custos chegam a R$ 4 mil ao mês. “Não contamos mais com um patrocínio que nos ajudava com a maior parte do valor e, por isso, hoje, temos R$ 600”, lamenta Alcântara, que se reuniu com pais de alunos ontem pela manhã, para tentar buscar soluções para o projeto. “Nunca pedimos nada, mas chegou a hora de termos botar as ideias para erguer recursos. Ou nos juntamos ou paramos”, diz. 
   O eletricista automotivo Joel Rodrigues Gonçalves sugeriu que cada família colabore com uma quantia mensal. “A gente tem que investir no que a criança gosta”, comenta o pai do aluno Thiago, de 10 anos. Porém, nem todos os pais podem ajudar com uma grande quantia em dinheiro e, portanto, outras ideias também foram surgindo. Gislaine Lopes dos Santos é mãe de Ana Beatriz, que está no projeto há seis anos. Ela acredita que um mutirão para produzir pães e salgadinhos pode ser uma saída. “A Bia aprende muito a cada dia, não só a tocar violino, mas a ter disciplina e responsabilidade. É nossa tarefa também ajudar nesse trabalho”, afirma. 
   Alcântara também aposta na colaboração dos pais na divulgação do projeto e busca por novos patrocinadores. “Se 40 empresários ajudarem com R$ 100, já é o suficiente!, ressalta. Enquanto a ajuda não vem, um bazar montado no espaço do projeto tem sido uma fonte de renda. “Aceitamos doações de móveis, objetos, artesanatos e roupas, para vendermos aqui”, completa. 

   SERVIÇO

Doações podem ser feitas na sede do projeto, na Rua Macieira, 210. INFORMAÇÕES: (43) 9980-0472

MAIS DE 370 ‘CRIANÇAS FELIZES’
   O envolvimento com a música e trabalhos voluntários traçou um novo caminho na vida de Gelson Batista de Alcântara, que em 2012 abriu mão da propriedade de uma empresa para se dedicar exclusivamente ao projeto. Iniciado em 2009, o trabalho era realizado em uma escola no Jardim Monte Cristo (zona leste). Com a venda de sua residência, Alcântara comprou um imóvel no bairro, onde na frente funciona o bazar e o projeto. 
   Em uma sala pequena, cerca de 70 crianças são atendidas hoje, em diferentes horários, com aulas de violino, viola, violoncelo, clarinete, flauta e coral. Todas participam do projeto através da Orquestra Monte Cristo, Coral Encantar e até uma oficina de jornalismo. “ Todo mês elas se apresentam em escolas, espaços culturais e igrejas. “
   Com tantos anos de dedicação, mais de 37 crianças e adolescentes já passaram pelo Criança Feliz. “O objetivo é transformar. É dar oportunidade Alcântara. 
                        "Não sabia tocar nada. Hoje, isso é tudo para mim", declara Vinícius Souza, que toca violoncelo

   Oportunidade que os irmãos Vinícius e Viviane Rebequi de Souza abraçaram com paixão. Aos 17 anos, Vinícius toca violoncelo, instrumento que deu lugar às tardes em que jogava vídeo-game. “Vim pela curiosidade. Não sabia tocar nada. Hoje, isso é tudo para mim”, declara ele, que pretende prestar vestibular para a música. “Meu sonho é seguir essa profissão. Trabalhar com música é menos estressante. Ela consegue conduzir sentimentos em todas as pessoas, sem nenhuma exceção!, justifica. 
   E Viviane sabe bem disso. Ela conta que, ao tocar, encontra um momento único. “É algo que estou fazendo para mim. Se não fosse esse projeto acho que nunca teria tocado em um violino”, conta. 
   Instruídos pelo professor André Luiz de Matos, os alunos sonham em fazer da música uma profissão. Apesar da idade, Ana Júlia Venâncio Roberto, de 10 anos, conta que, além das aulas ensaia em casa. “Meu sonho é ser violinista profissional, daquelas que tocam em uma orquestra bem grande, sabe? (M.O.) ( MICAELA ORIKASA- Reportagem Local, página 5, FOLHA GERAL, segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares